Fabião Nunes é o novo secretário de Cultura de Santos

O professor Fábio Nunes, o Fabião, será o novo secretário da Cultura de Santos, de acordo com jornais da Região. A Tribuna revelou que o titular da pasta, Raul Christiano, terá sua exoneração anunciada até o próximo sábado, dia 10. Segundo o Jornal da Orla, o secretário “tem dito que aceita com naturalidade a alteração e que já recebeu convites para integrar a equipe do governador Geraldo Alckmin”.

A mudança também é acompanhada da saída da secretária-adjunta, Cristina Barletta. Já o jornalista Luiz Gustavo Klein Carlan foi transferido no último dia 30 do gabinete do prefeito para a coordenação de Museus e Galerias, Departamento de Cine, Teatro e Espaços Culturais de Santos. O atual responsável por este departamento também é jornalista: Murilo Netto, que, por sua vez, vai chefiar o Departamento de Formação e Pesquisa Cultural.

[Errata dia 4/jan às 12h49: errei anunciando que o jornalista Sérgio Willians também sairia da presidência da Fundação Arquivo e Memória de Santos. Ele é diretor técnico. Vera Raphaelli é quem está a frente da instituição]

O novo secretário é uma indicação do PSB, que recém integra a base de governo do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). A alteração foi confirmada segundo A Tribuna em reunião na manhã do dia 2 de janeiro, em que o partido também garantiu a Secretaria de Meio Ambiente. As posses devem ocorrer na próxima semana.

Gestão de Raul Christiano

01Durante a gestão de Raul Christiano na Secretaria da Cultura, ocorreram a reforma do Teatro Coliseu, primeiro com AVCB em Santos, e o início de obras pontuais no Teatro Gurany e de revitalização do Teatro Braz Cubas. Também começou a revitalização do Teatro Rosinha Mastrângelo e da Concha Acústica, fechados respectivamente desde 2010 e 2001. Houve ainda a modernização do Museu da Imagem e do Som de Santos e projeto teatral no Casa Trem Bélico.

Na formação cultural, a Secult celebrou convênio com a organização social Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, beneficiando 1200 alunos de atividades artísticas em Santos. Além disso, foram lançados os Portos de Cultura da Caruara, Morro São Bento e Zona Noroeste, sendo este inaugurando o Centro Cultural da Zona Noroeste, onde há destaque para o primeiro cinema público da região e para capacitações de carnavalescos.

Também estão previstos Portos de Cultura na Vila Progresso, na Praça da Paz Universal (Zona Noroeste), na Vila Nova (região do Mercado) e no Morro da Penha. Cada um deles contará com cinema, teatro, biblioteca, cursos e oficinas. Ainda, foi avançada a Lei Municipal de compartilhamento de gestão com Organizações Sociais (OS) nas seguintes áreas:

A música, que compreende a Orquestra Sinfônica Municipal, o Quarteto de Cordas Martins Fontes, a Camerata Villa Lobos, o Coral Municipal e a Orquestra Jovem; a dança, com o Corpo de Baile de Santos, a Escola de Bailado Municipal, a Escola Livre de Dança, a Escola de Dança Contemporânea e a Escola de Dança em Cadeira de Rodas; os cursos e oficinas, que incluem a formação e o desenvolvimento das atividades de iniciação e aperfeiçoamento artísticos, com as bibliotecas de suporte; o Teatro Guarany com a Escola de Artes Cênicas; e o Teatro Coliseu.

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário