Conheça história: Palácio das Artes de Praia Grande

O Palácio das Artes, complexo cultural de seis mil metros quadrados, foi entregue à população de Praia Grande em 2008. Com teatro, museu, galeria de arte, salão de eventos, biblioteca e espaços de múltiplo uso, o pólo cultural é um dos mais importantes da Região Metropolitana da Baixada Santista, e está localizado na entrada da Cidade, na Avenida Costa e Silva, 1600.

O Palácio das Artes está divido em dois pavimentos. A fachada traz padrões neoclássicos com apliques e pintura jateada, enquanto que a arquitetura interna segue padrão contemporâneo, com amplos espaços climatizados. O terraço frontal, no piso superior, abrigará exposição fixa de esculturas que serão adquiridas gradualmente pela Prefeitura.

No térreo, o Salão de Eventos tem cerca mil metros quadrados. Foi projetado para abrigar grandes eventos, com palco e hall, espaço que também servirá a exposições transitórias. Neste piso ainda ficam o saguão principal, cafeteria e loja de souvenirs. O destaque na recepção é o lustre gigante, com 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas em 3,20 metros de altura e 2,60 metros de largura. Com formas que remetem à figura do arlequim, personagem da antiga comédia italiana, o lustre faz alusão ao clássico filme O Fantasma da Ópera.

Por uma escadaria ou pelo elevador de acesso a deficientes físicos, o público chega ao andar superior, que concentra a maioria das atrações: o Museu da Cidade, a Galeria de Artes Nilton Zanotti, Sala de Espetáculos Serafim Gonzalez (teatro) e o Foyer Graziela Dias Sterque.

O primeiro teatro do Município tem 523 lugares, palco de 180 metros quadrados e fosso para orquestra. A ante-sala, ou foyer, faz homenagem à professora Graziela Diaz Sterque, com exposição permanente de peças de cerâmica marajoara, da região Amazônica, vinda do acervo pessoal de Graziela.

Já o Museu da Cidade é o único desse tipo na região. Foi apontado como inovador por especialistas. Além da exposição de objetos e documentos antigos, tem característica interativa e conta com terminais de computador e televisores de plasma equipados com DVD e fones de ouvido para contar a história do Município e de seus cidadãos. Destaque para os painéis fotográficos.

A biblioteca cultural abrigará livros de arte e história. Terá computadores com acesso a site de museus e galerias. Um miniauditório, adaptado à projeção de filmes e slides, direcionado a palestras e ações educativas, complementa o pavimento, onde será instalada ainda a sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e a estrutura do Centro de Documentação e Memória de Praia Grande, com salas adequadas e climatizadas para manuseio, restauro e acondicionamento do acervo do Município.

O projeto da obra, idealizada pelo prefeito Alberto Mourão, foi elaborado pelo Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura, coordenado pelo arquiteto Luis Fernando Félix de Paula.

*Informações da Prefeitura de Praia Grande/BoqNews

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s