Cinema na Concha Acústica recebe filmes sobre ilhas de SP e do Rio dia 7

Ao se tornar novamente um cinema a céu aberto, a Concha Acústica de Santos terá a exibição de dois filmes sobre ilhas da costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. O equipamento público, localizado na orla do Canal 3, receberá uma sessão audiovisual ambiental que estimula a preservação da vida marinha na sexta-feira (7), às 19 horas.

Trata-se do 3º CineMantas – Cinema a céu aberto do Projeto Mantas do Brasil, que é patrocinado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos. A entrada é gratuita e a classificação livre para todas as idades.

Será exibido o documentário “Alcatrazes”, sobre o arquipélago localizado no Litoral Norte de São Paulo e que se tornou recentemente um Refúgio da Vida Silvestre (REVIS). Haverá, também, a projeção do filme “Ilhas Cagarras – Monumento Carioca”, sobre a primeira unidade de conservação do Rio de Janeiro, localizado na Praia de Ipanema.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Projeto Mantas do Brasil, idealizador do CineMantas, é pioneiro na América Latina. Os pesquisadores e cientistas atuam em toda a costa brasileira estudando a raia manta gigante (Manta birostris), que pode atingir 8 metros de envergadura e pesar 2 toneladas. O animal corre o risco de extinção e ocorre na Laje de Santos, 42 quilômetros da costa.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com os pesquisadores do Projeto: o objetivo é discutir sobre a preservação do ambiente marinho e o desenvolvimento sustentável. Além disso, a equipe também vai compartilhar informações inéditas a respeito da temporada 2016 de raias mantas no litoral brasileiro.

O evento é gratuito, aberto ao público e não possui restrição etária. A organização pede que os interessados cheguem com 15 minutos de antecedência, uma vez que os lugares no equipamento são limitados. A realização CineMantas fica condicionada às condições climáticas favoráveis para o evento.

Primeiras sessões

No último ano, a Concha Acústica recebeu os dois primeiros CineMantas. O equipamento teve lotação máxima. Foram apresentados os filmes produzidos pelos projetos Albatroz e Pescador Amigo e pelo Instituto Laje Viva (ILV). Todas as iniciativas visam à conservação da vida no mar, por meio de ações de pesquisa, estudo, conscientização e educação ambiental em todo o País.

*José Claudio Pimentel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s