Santos recebe Circuito de Cultura Popular em comemoração ao mês das crianças

Por Rafaella Martinez

Após passar por Cubatão e Guarulhos, chega a vez da cidade de Santos receber a segunda edição do Circuito de Cultura Popular, patrocinado pela Usiminas. A mostra chega à cidade no mês das crianças, contando com diversas apresentações gratuitas como teatro, música, contação de histórias, circo, quadrilha junina, capoeira, cortejo de maracatu e boi de cavalo marinho.

Valorizando a arte e a cultura popular, a programação tem temática voltada para o público infantil. “O universo infantil estará presente em quase toda a programação: teremos a apresentação de uma quadrilha junina formada por crianças, além de contações de histórias, circo, oficina de bonecos, teatro infantil e até um Boi que vai dançar e contar o Cavalo Marinho, folguedo típico da Zona da Mata de Pernambuco.” explica Douglas Zanovelli, produtor do Circuito junto com Talita Berthi.

Segundo a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, o apoio ao projeto reforça o compromisso da empresa com uma gestão sustentável, que promova o desenvolvimento econômico e social, e a parceria com a comunidade da Baixada Santista. “Estamos felizes em poder levar à comunidade, com o patrocínio da Usiminas, uma programação diversificada em diferentes espaços da cidade com o objetivo de dar seguimento ao trabalho continuado de formação de público para as artes e para a cultura”, declara a diretora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Programação

Durante a semana, diversos espaços públicos, como escolas e a Praça Mauá, serão palcos para apresentações artísticas e manifestações populares, como Cortejos de Chegança e Roda de Capoeira. Mas a maior parte da programação acontecerá na Praça do BNH, no Bairro Aparecida, onde no fim de semana (dias 8 e 9) será montada uma estrutura de palco com som e luz, além de tenda com capacidade para 300 pessoas, local que abrigará apresentações de 11 grupos/artistas populares da várias regiões do estado de São Paulo.

“Além das apresentações, teremos também atividades de formação com os grupos Boi da Garoa e o Maracatu Quiloa, que farão um bate-papo com o público, contando um pouco mais sobre a tradição popular de suas apresentações”, completa Douglas Zanovelli.

Em sua primeira edição, realizada em 2014, o circuito promoveu 55 espetáculos, beneficiando mais de 17 mil pessoas. O projeto é realizado pela BERTHI Produção e Arte por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, com apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Santos, SESI e patrocínio da Usiminas.

Mais informações sobre a programação do Circuito de Cultura Popular podem ser acessadas em: http://www.circuitodeculturapopular.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s