Do Noise Coletivo, documentário sobre situação dos professores estreia dia 15

Por Fabiano Keller

No próximo sábado, quando se comemora o dia dos professores, estreia em Santos um documentário que fala sobre os diversos problemas enfrentados por esses profissionais em sala de aula. ‘Você só dá aula?’ é um curta-metragem produzido, de forma independente, pela Noise Coletivo, produtora formada por um grupo de amigos apaixonados por cinema. A noite, especial para convidados, contará com um bate papo com a equipe do filme e os entrevistados.

Através de depoimentos de diversos professores das redes particular e pública de ensino, o filme retrata o duro cotidiano enfrentado por eles, buscando mostrar que a profissão vai muito além de ‘somente dar aula’. Segundo Mariana Sposati, roteirista e diretora do curta-metragem, o filme quer expôr uma situação que, normalmente, não chega ao conhecimento de pais, alunos e a população em geral. “Através da minha experiência pessoal em sala de aula, e situações vivenciadas por mim e muitos colegas em escolas por onde passei, buscamos levantar questões comuns a todos os professores, e trazer essa discussão para a sociedade”.

Além de Mariana, o filme também é dirigido por Fabiano Keller, responsável por toda a parte técnica da direção. “Dividir a direção do filme com a Mariana foi imprescindível para a realização do projeto, uma vez que ela é Pedagoga e conhece essa realidade de perto. A proximidade dela com o tema gerou a empatia necessária para que os entrevistados se soltassem durante as gravações”, diz o cineasta. Em 20 minutos, o filme apresenta depoimentos de professores da ativa, além de profissionais que abandonaram a profissão por situações diversas, muitas relacionadas à saúde.

Financiamento Coletivo

O filme foi todo produzido de maneira independente, e os custos da produção estão sendo levantados por meio de uma campanha de financiamento coletivo, através do site Kickante. Com valores a partir de R$ 15,00, as pessoas podem contribuir com a campanha, tendo direito a recompensas que vão desde o nome nos créditos finais do filme, garantir uma cópia do DVD, ou ainda exibir a marca de sua empresa no filme e material gráfico de divulgação. Com orçamento total de R$ 9.215,00, a campanha se encerra no dia 12, e ainda aceita contribuições, que podem ser realizadas através do link curto http://bit.ly/filme_aula. Maiores informações sobre o documentário estão disponíveis na FanPage http://www.facebook.com/vocesodaaula.

Ficha técnica: Mariana Sposati – Direção e Roteiro; Fabiano Keller – Direção e Direção de Fotografia; Caroline Fernandes – Direção de Produção; Cássio Santos – Som e Montagem; Betinho Neto – Design de Produção.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s