No Dia das Crianças, ‘Barbatuquices’ pela primeira vez em Santos

Por Sesc Santos

O grupo Barbatuques estará neste dia das crianças, 12 de outubro, às 17h30, no Sesc Santos (R. Cons. Ribas, 136), para apresentar Barbatuquices. No palco, seis dos músicos do grupo, mostram um formato diferenciado e interativo, onde a participação da plateia é um dos focos principais. A atividade é gratuita. Referência mundial em música corporal, ‘Barbatuquices’ é uma “aula-show” onde o público interage, aprende e toca com os integrantes, descobrindo seu corpo sonoro e vivenciando brincadeiras musicais por uma divertida e lúdica imersão na riqueza do nosso repertório popular brasileiro e das músicas do grupo.

Uma experiência musical abrangente e única, em que pais, filhos e toda a família são convidados e envolvidos a explorar a diversidade de timbres do corpo, como variações de palmas, estalos, sons produzidos pela boca e pés, assobios etc. “A plateia saberá que dispõe do mesmo instrumento que nós. É tudo feito com o corpo e o corpo está sempre pronto, é um instrumento muito simples”, afirma Fernando Barba, diretor musical e fundador do grupo.

O grupo selecionou um repertório que explora o potencial da música corporal, mostrando ainda como esta é acessível a todos. Músicas do disco Tum Pá, como “Que Som?”, “Hit Percussivo” e “Mãos à Obra e Pé na Tábua”, esta pela primeira vez apresentada no palco, além de hits que compõe o repertório geral do grupo, como “Barbapapa’s Groove”. Estão incluídas canções populares como “Samba Lelê” e “Peixinhos do Mar/Marinheiro Só” e também estreando no repertório, “O Samba da Minha Terra” (Dorival Caymmi), todas estas em arranjos feitos pelo grupo.

O nome Barbatuquices, escolhido por Barba, dá o tom do que será apresentado, uma grande brincadeira musical para aproximar o público, norteada pela linguagem criada pelo grupo. Assim, cenário e figurinos baseados em cores vivas acompanham esta ideia, pelo palco caixas iluminadas com LED. A iluminação está nas mãos de Miló Martins, que trabalha com o Barbatuques há dez anos. A música pulsa em nossos corpos de forma espontânea. Venha “barbatucar” com o Barbatuques e descobrir seu próprio corpo como instrumento musical.

Ficha Técnica – Barbatuquices
Músicos: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Fernando Barba, Flávia Maia, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein, Taís Balieiro. * Esta atração é realizada com seis integrantes. Direção musical do núcleo: Fernando Barba; Direção artística e concepção: Núcleo Barbatuques.

 

Anúncios

Uma opinião sobre “No Dia das Crianças, ‘Barbatuquices’ pela primeira vez em Santos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s