Sesc Santos tem nesta semana Mawaca, Poesia Samba Soul e mais

Por Sesc Santos

Confira a programação nesta semana (dias 13 a 16 de outubro) do Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136).

O ABRAÇO DA SERPENTE – EXIBIÇÃO COMENTADA

Direção: Ciro Guerra, Colômbia, 2015. El abrazo de la serpiente. Karamakate, outrora poderoso xamã na Amazônia Colombiana, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva.Sua vida sofre uma reviravolta quando é encontrado por Evans, um botânico norte-americano que busca a Yakruna, poderosa planta capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, que desperta as memórias de Karamakate.

A história se baseia nos relatos dos exploradores Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes. Vencedor do prêmio da CICAE (Confédération Internationale des Cinémas d’Art et d’Essai) na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes. 125 minutos. Elenco: Brionne Davis, Nilbio Torres, Antonio Bolívar, Jan Bijvoet, Nicolás Cancino, Yauenkü Migue, Luigi Sciamanna. Sala 2. Grátis. 13/10. Quinta, às 19h.

MÚSICA EM EBULIÇÃO: POESIA SAMBA SOUL

Influenciado pelos instrumentos do samba e as levadas do soul norte-americano, o grupo traz sua mistura dos grooves do samba-soul, funk e samba-rock. A banda nasceu em 1989, quando um grupo de amigos se reunia para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes no Jardim Ângela, bairro da Zona Sul de São Paulo, considerado na época pela ONU como um dos bairro mais violentos do mundo.

Com a proposta de superar a violência e criar uma alternativa positiva, os jovens integrantes da banda foram além: além de fazer música juntos, eles criaram um centro cultural no meio das ruas estreitas da favela. Comedoria. Grátis. 13/10. Quinta, às 21h. Retirada de ingressos no dia do show a partir das 10h.

INQUILINOS DO MUNDO

Inquilinos do Mundo apresenta a diversidade musical dos povos nômades, migrantes, refugiados e ciganos de vários lugares do mundo como Macedônia, Índia, Curdistão, Bulgária, Romênia, Sérvia, Grécia, Albânia, Espanha, México, Haiti e Brasil. O grupo se debruçou sobre os intercâmbios musicais entre diferentes povos, celebrando aqueles que vão e vêm, que estão em constante movimento, que se desterritorializam por diversas razões: guerras, genocídios, tragédias naturais, movimentos separatistas, ciclos da natureza ou pelo simples desejo de mudar de um lugar para outro.

O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas partes do mundo. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de vinte línguas. As cantoras são acompanhadas por um grupo instrumental acústico: acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembé africano, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão. Retirada de ingresso no dia a partir das 10h. Teatro. Grátis. 14/10. Sexta, das 20h30 às 21h30.

PELO MUNDO COM O MAWACA

O público infantil e levado a fazer uma grande viagem musical por países como França, Albânia, Tanzânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil. Como se estivessem realmente viajando pelo mundo, as cantoras alinhavam música com histórias ou comentários relativos aos contextos que surgem desse repertório multifacetado.

Desde o canto medieval francês D ́ous viens tu bergère? até a animada Eh Boi! do norte do Brasil, o Mawaca passeia também por uma canção em suaíli, uma dança portuguesa, um canto antropofágico indígena, uma oração à deusa Kali, uma dança circular hebraica, entre outras, mostrando uma grande diversidade cultural. Participação especial do grupo de bonecos Núcleo Fora da Ordem, que dá ao espetáculo momentos lúdicos, divertidos e de interação com as crianças. Teatro. Grátis. 15/10. Sábado, das 17h30 às 18h30. Retirada de ingressos no dia a partir das 10h

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s