Fotobiografia de Paulo Bomfim revela o amor por Itanhaém

Por Prefeitura de Itanhaém

Em seus 70 anos de carreira, Paulo Bomfim se tornou um dos poetas mais renomados do mundo e conhecido por todos como “o príncipe dos poetas brasileiros”. Com 90 anos de idade, o escritor esbanja alegria e saúde ao lançar sua fotobiografia intitulada Porta-Retratos, escrita pela biógrafa Di Bonetti, que conta com um espaço especial dedicado a Itanhaém.

O livro conta a história deste grande poeta, suas trajetórias e vivências pelo universo poético. O lançamento da publicação aconteceu no auditório do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), na sede de São Paulo, no último dia 30. Itanhaém conta com um capítulo especial no livro, “Refúgio”, adjetivo dado por Paulo Bomfim ao se referir à Cidade desde que a conhecera, quando estava com 20 anos de idade, ou seja, o Município está presente na história do poeta há mais de 60 anos.

Junto com sua esposa Emy Guelfi Bomfim, construiu sua casa de praia no bairro do Cibratel, inaugurada em 14 de dezembro de 1957 e, visitada por ele e a família até hoje. Paulo Bomfim descreve Itanhaém como o refúgio de sua vida “Itanhaém de minha mocidade”.

Essa conexão com a Cidade se estende também ao prédio da Biblioteca Municipal que em 1964, ano de sua reinauguração em novo local, o homenageou nomeando o local como Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. As homenagens ao poeta não pararam por aí. Bernardino de Souza Pereira, grande pintor de Itanhaém, imortalizou a imagem de Paulo Bomfim num quadro pintado em 5 de setembro de 1963, autografado pelo artista plástico e exibido hoje na Biblioteca Municipal. O livro pode ser adquirido por meio do site: http://www.paulobomfim.com.br ou consultado na Biblioteca Municipal, onde existe um exemplar para ser lido no local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s