João Cabral de Melo Neto é homenageado em sarau na Aliança Francesa de Santos

Informações de Clara Sznifer

O escritor João Cabral de Melo Neto é o homenageado na nova edição do sarau Um Autor Na Ciranda Poética. O evento acontece no dia 12 de novembro (sábado), às 15h30, na Aliança Francesa de Santos (R. Rio Grande do Norte, 96/Santos). A coordenação literária é de Clara Sznifer e a musical é de Roberto Soares.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999) nasceu em Recife e é considerado um dos maiores poetas da Geração de 45, assim chamada por rejeitar os “excessos do modernismo” para elaborar uma poesia de rigor formal, construindo uma expressão poética mais disciplinada. Desde cedo mostrou interesse pela palavra, pela literatura de cordel e almejava ser crítico literário. Conviveu com Manuel Bandeira e Gilberto Freyre, que eram seus primos.

Com apenas o curso secundário mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou no funcionalismo público. Três anos depois, através de concurso, mudou-se para o Itamarati, ocupando cargos diplomáticos e morando em várias cidades do mundo. Apesar de ser cronologicamente um poeta da Geração de 45, João Cabral seguiu um caminho próprio, recuperando certos traços da poesia de Drummond e Murilo Mendes, como a poesia substantiva e a precisão dos vocábulos.

Entre suas obras, ‘Pedra do Sono’, ‘O cão sem plumas’, ‘O rio’, ‘Quaderna’, ‘Morte e vida severina’, ‘A educação da pedra’, ‘Museu de tudo’, ‘A escola das facas’, ‘Poesia crítica’, ‘Agrestes’ e ‘Andando em Sevilha’. Essa característica de sua obra constitui a principal referência do Movimento Concretista da década de 50 e 60 e de vários poetas contemporâneos, como Arnaldo Antunes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s