Oktocerva oferece mais de 20 tipos de cerveja artesanal

Por Catharina Apolinário

No próximo dia 12 de novembro (sábado), a partir das 14h, a Confraria Santista da Cerveja (Conscerva) realizará a segunda edição da Oktocerva. O evento reunirá os produtores de cerveja artesanal caseira da região, além de ofertar opções em gastronomia de rua.

O convite está já em seu terceiro lote de vendas, a R$ 95,00, e dá direito a uma caneca de vidro com tirante, curtir um bom rock’n roll, degustar cervejas artesanais locais (até que acabe o estoque) e água, pois ninguém é de ferro com tamanha diversidade de brejas. O evento acontece no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos.

Segundo Edwar Fonseca, um dos fundadores da Conscerva, o festival surgiu diante do crescimento da confraria, que nasceu com o objetivo de unir cervejeiros e amantes de cervejas. “Resolvemos montar um calendário de cursos, festas, encontros. E com isso queríamos festejar todas as datas possíveis no ano. Trocamos idéias entre 8 cervejeiros, os oito tentáculos do polvo, e fizemos o primeiro encontro em 2015”, explicou.

De acordo com Edmar Gonçalves, produtor da Caiçara Home Brew, o nome Oktocerva não tem relação com Oktoberfest ou com o mês de outubro, como algumas pessoas acreditam. “Okto vem de oktopus, que significa polvo. Os tentáculos, oito no total, representam a união dos cervejeiros santistas”, afirmou. A união destes cervejeiros já rendeu bons frutos para o segmento, que comemora a aprovação de um projeto de lei de incentivo na Câmara Municipal de Santos.

Em Santos, diversos eventos cervejeiros e bares especializados tem feito a alegria daqueles que curtem uma boa cerveja artesanal, mas a Oktocerva é o único festival que conta com cerveja artesanal caseira e reúne um grande número de pessoas. Com a proposta de conscientizar o consumidor para que beba menos, porém, cerveja de qualidade, a Conscerva defende o lema da frase “Beba menos, beba melhor”.

Patrocinadores

O evento é organizado pela Conscerva com o apoio e patrocínio de diversos empreendedores do mercado da cerveja artesanal santista. A cada quinta-feira deste mês um dos patrocinadores sediou o projeto Quinta Sim!, da Conscerva, que consiste na reunião de apreciadores e produtores artesanais de cerveja para compartilhar informações e degustar boas cervejas artesanais. Nesta quinta-feira (10/11) o encontro será realizado na loja Mestre Cervejeiro.

Cervejeiros confirmados que já produziram suas beldades: Alvarez, Bicudo Homebrew, Bruno, Michel e cia (DuLitoral), Douglas (Baldog), Edmar (Caiçara Homebrew), Eduardo (Demonho), Edwar (War), Fabio (Marapa), Felipe Alcover (Monkey Homebrew), Guilherme e Cia (Beer4Friends), José Nogueira e Mellão, Lucas (Lost), Marcio (Dona Dorotéia), JP (Das Onças), Otavio e Cia (Degrü), Pedro, Vitor e Cia (Brejera), Ricardo Rugai (Nosotros), Rodrigo Marum (Turco), Rogerio (Mar e Malte), William Siqueira, Wilton Troiani (Belmiro). Gastronomia de rua: Antojitos (comida mexicana), Varanda dos Espetos (espetos especiais), Quitute pra Iaiá (salgados veganos), Burguer Session (hamburguers especiais), Sanduiche de linguiça artesanal (estilo Choripan com chimichurri e vinagrete) e Tattoo Doces (brigadeiros e doces especiais).

Lei de incentivo

A Conscerva comemora, além da tradicional união dos cervejeiros locais, a aprovação na Câmara Municipal de Santos de projeto de lei (111/2016) de incentivo à produção artesanal de cerveja na cidade, de autoria do vereador Sandoval Soares (PSDB). O projeto está em discussão nos conselhos municipais, que darão parecer ao Executivo municipal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s