Ciclo ‘Literatura e Mulheres’ às quintas-feiras na Realejo Livros

Com informações de BoqNews e Realejo Livros

Um passeio por romances históricos, contos, poesia e autobiografias escrita por mulheres que apresentam uma perspectiva feminina e feminista de interpretar o mundo. Este é convite do encontro Literatura e Mulheres que acontecerá nas próximas quatro quintas-feiras. Mediado por Lia Rangel, jornalista multimídia, feminista, gestora cultural e articuladora de grupos de mulheres. Na Livraria Realejo (R. Marechal Deodoro, 2/Santos), às quintas-feiras, às 19 horas, nos dias 17 e 24 de novembro; e 1º e 8 de dezembro. Gratuito. Levar um livro para trocar.

17/nov | Não foi bem assim…

Romances históricos dão vida a protagonistas femininas e feministas que atravessam episódios reais da história universal trazendo um visão diferente daquela contada pelas fontes oficiais. Leituras sugeridas: “A Tenda Vermelha” (de Anita Diamont), “Defeito de Cor” (de Ana Maria Gonçalves), “A Mulher Habitata” (de Gioconda Belli).

24/nov | Contos de fadas que não são da carochinha

Um passeio pelos contos reunidos por Clarisse Pinkola Estés, em Mulheres que Correm com Lobos. A escritora e terapeuta junguiana estadunidense traz à tona o arquétipo da Mulher Selvagem presente nos contos de fada para provocar nas mulheres contemporânea uma reflexão sobre a necessidade de (re)conexão com nossa essência feminina para o enfrentamento do “desmatamento psíquico” e a solidão social das mulheres dos tempos atuais.

1/dez | Autobiografias: amores, dores e o legado das escritoras ao libertarem suas próprias histórias

Anais Nin, Simone de Bovoaire, Carolina Maria de Jesus. Diários proibidos e a coragem de expor suas vidas para enfrentar o machismo na literatura e no dia-a-dia.

8/dez | Narrativas de mulheres negras

Uma conversa com a escritora e jornalista Bianca Santana (Quando me descobri Negra) e a professora e rapper Preta Rara (Audácia, Eu empregada Doméstica) sobre os desafio de se assumir mulher negra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s