‘Viva Pagu’ reúne 45 expositoras em Santos, dia 3; acesse a programação na íntegra

Por Lúcio Nunes

O empreendedorismo feminino e a presença efetiva da mulher nas mais diversas manifestações culturais são fonte de inspiração para VIVA PAGU, que acontece no dia 3 de dezembro, sábado, das 14h às 21h, no Centro Cultural Patrícia Galvão e no Museu da Imagem e do Som (MISS), ambos no espaço do Teatro Municipal de Santos (Av. Pinheiro Machado, 47 – Vila Mathias).

Ao valorizar a mulher e sua capacidade de empreender, VIVA PAGU reúne cerca de 45 expositoras que fazem dos produtos que criam e comercializam o seu sustento. Em bazares pela cidade, vendendo a domicílio ou pela internet, elas têm demonstrado sua força e obtido destaque em diversos setores da economia: comércio,indústria, prestação de serviço, negócios digitais, etc.

Em paralelo à feira, uma extensa programação cultural movimenta o espaço, incluindo espetáculos de teatro adulo e infantil, shows musicais, exposições bate-papos envolvendo temas como cinema, jornalismo, maternidade e política, entre outros.

“O crescimento do empreendedorismo feminino tem funcionado como ferramenta de equiparação de direitos entre os sexos, na medida em que, ao galgarem posições cada vez mais relevantes no mundo dos negócios, elas passam a reivindicar seu reconhecimento como personagens participantes do crescimento econômico”, comenta Betinho Neto, do QG Sanatório, realizador do evento em parceria com a Macabea Acessórios de Fernanda Gonzaga.

VIVA PAGU  conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Santos por meio da Secretaria de Cultura, do Fundo Social de Solidariedade e terá parte de sua renda revertida para o Instituto Neo Mama. Além de um percentual das vendas e um sorteio com produtos comercializados pelos expositores para arrecadação de fundos, a iniciativa abrangerá também ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

PROGRAMAÇÃO

ESPAÇO PAGU :: Área de Convivência do Pátio Pagu (Piso Térreo)
MISS :: Museu da Imagem e do Som

14h / ARTES VISUAIS – MISS: Abertura da Exposição Fotográfica
“Do ventre à lente – uma exposição sobre parir, nascer e renascer”
Com imagens de Camila Siqueira, Evelyn Angel, Viviane Pepice e da Larissa Reis. Exposição sobre o parto humanizado e visa mostrar para o mundo, principalmente para as brasileiras, o quanto é gratificante o parto natural.

14h15 / ARTES VISUAIS – ESPAÇO PAGU: Lançamento da Revista Sanatório Geral
A publicação traz textos de Flavia Saad, Thays Lyra e Anna Carla a respeito do tema MULHER, além de entrevista com a artista visual ativista Elisa Riemer da jornalista Raquel Alves com a artista visual FIXXA de Raquel Rollo e outros projetos de mulheres neste segmento. Já Nara Assunção assina o perfil de 10 mulheres empreendedoras.

15h / BATE-PAPO – MISS: A Gestora Mulher: Como mulheres gerenciam empresas/eventos e como o mercado as enxerga. Com Livia Scapuccin, Aline Tolloti e Ludmilla Rossi
Livia Scapuccin é sócia do escritório Santana Scapuccin Arquitetura Design Interiores e da marca de camisetas Santo de Casa, além de realizadora do projeto cultural emBAZAR. Aline Tolloti é professora, costureira, diretora criativa na marca Na Casa Dela Tinha e idealizadora do projeto O Coletivo. Ludmilla Rossi trabalha no desenvolvimento da Mkt Virtual, que oferece soluções em comunicação digital, onde já conquistou mais de 50 prêmios.

15h30 / MÚSICA – ESPAÇO PAGU: Modernage.
A banda recorre ao swing abrasileirado para mostrar todo calor, gingado e atitude que vem das mulheres, trazendo um som moderno e original, com influências soul, pop/rock e reggae.

16h / BATE-PAPO – MISS: A mulher no cinema e no teatro atual, qual é seu papel? Com Raquel Pelegrini, Iasmin Alvarez e Rosane Paulo.
Raquel Pelegrini tem formação em jornalismo e 24 anos de atuação no audiovisual, como diretora, documentarista, professora universitária e diretora técnica do Curta Santos. Iasmin Alvarez é diretora, roteirista, montadora, sound designer e produtora; com formação em letras, cinema e audiovisual, é uma das idealizadoras da Mostra das Minas; Rosane Paulo é atriz e diretora, com trabalhos em TV (Terra Nostra), teatro (em cartaz com Abajur Lilás) e cinema, em elencos de curtas e longas-metragens, como Querô.

16h30/ ARTES VISUAIS – MISS: Exibição do Curta “Severinas” de Eliza Capai
Sinopse: Titulares do Bolsa Família, as sertanejas estão começando a transformar seus papéis na família e na sociedade do interior do Piauí, libertando-se da servidão ao homem, milenar como a miséria.

16h45 / TEATRO INFANTIL – ESPAÇO PAGU: “É Doce ou Salgado?” – Coletivo Sanatório Geral
Sinopse: A Rainha Açúcar e a Rainha Sal entram em guerra no Reino da Comida para que todos os alimentos e temperos decidam se são salgados ou doces. Pimenta luta para que cada um seja o que bem quiser. Ora denominando-se do sexo masculino, ora do feminino, ela trava uma luta árdua em defesa da igualdade e liberdade de escolha dos súditos.

17h / BATE-PAPO – MISS: Prof. Carlos Amaral – “A esperança não deve morrer”
Carlos Amaral relata suas experiências como naturopata, homeopata, biotrofólogo, homotoxicologista, fitoterapeuta, iridologista, hipnólogo e radiestesista. Também é escritor e colunista.

17h30 / MÚSICA – ESPAÇO PAGUBanda Hannah
Na ativa e na estrada, a banda mergulha em sons experimentais, rock psicodélico, stoner rock, world ́s music, jazz, blues, doom/black metal, dark folk, percussão e espiritualidade/natureza.

18h / BATE-PAPO – MISS: A transformação da mulher em mãe, com Partejar Santista e Maternas Criativas
Partejar Santista é um coletivo de famílias, mulheres, mães, que lutam pela humanização do parto e nascimento, em repúdio à violência obstétrica. Maternas Criativas é o primeiro bazar organizado por um grupo de mães empreendedoras da Baixada Santista.

18h30 / TEATRO ADULTO – ESPAÇO PAGU: “Monólogos da Vagina” – Direção de Liliane São Paulo.
Baseada no livro “The Vagina Monologues”, da americana Eve Ensler, a cena aborda, de maneira bem humorada, direta e livre de preconceitos, uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade, mostrando que é, ao mesmo tempo, uma fortaleza.

19h / BATE-PAPO – MISS: A mulher e arte visual. Com Monica Mathias, Márcia Okida e Caroline Feijó.
Monica Mathias é formada em Desenho Industrial, com especialização em Comunicação Visual e pós-graduação em Propaganda e Marketing. Atua desde 1989 à frente do 3D Design Estúdio Comunicação & Eventos. Márcia Okida é designer gráfico, professora universitária e pesquisadora das cores. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Produção Multimídia da Unisanta. Caroline Feijó é ilustradora, especializada em fanarts (personagens de filmes, séries e jogos). Expõe seu trabalho em férias e em sua loja online.

20h / BATE-PAPO – MISS: A mulher no jornalismo, com Flavia Saad, Carlota Cafiero e Nara Assunção
Flávia Saad é jornalista, com passagens por A Tribuna, Capricho e Dieta Já; atualmente é sócia e editora de conteúdo do Juicy Santos. Carlota Cafiero é jornalista com especialização em História da Arte, com passagem pelo Correio Popular (Campinas) e A Tribuna; Nara Assunção é jornalista, fotógrafa e professora universitária, atuando no semanário Boqueirão News e no Lobo Estúdio Fotográfico.

20h/ MÚSICA : ESPAÇO PAGU: ANDANÇA
O Projeto ANDANÇA presta homenagem a artistas da música através de DJ e de músicos da região. Uma apresentação surpresa está sendo preparada para VIVA PAGU.

21h / BATE-PAPO – MISS: A mulher na formação educacional e social de jovens. Com Antoniela Couto, Mariana Sposati e  Thalita Afonso.
Antoniela Couto é produtora cultural, com trabalhos junto ao Grupo Orgone de Arte e projeto Querô na Escola, desenvolvendo um trabalho de formação e multiplicação de conhecimento. Mariana Sposati é pedagoga e foi roteirista e diretora do documentário “Você só da Aula?”. Thalita Afonso é formada em Radio e TV, atua como educadora da equipe Querô na Escola.

21h30 / ARTES VISUAIS – MISSExibição de Curtas do “Quero na Escola” com a temática feminina e do documentário em curta-metragem “Você Só da Aula?”de Mariana Sposati. 

VIVA PAGU
Data: Sábado, 03 de dezembro 2016.
Horário: 14h às 21h.
Local: Centro Cultural Patrícia Galvão | MISS
Teatro Municipal de Santos – Pátio Pagu |
Endereço: Av. Pinheiro Machado, 47 – Vila Mathias – Santos/SP.

 Realização: QG Sanatório e Macabea Acessórios

Expositoras: Ativadinhos, Aforca, Alecrim, Angel Lux, Anzol, Ariádine Menezes, Aroma de Hera , Ateliê Guapuru, Ateliê Menina Pimenta, Banana da Terra, Bete Nagô Acessórios Artesanais, By Andrea , Mariano, Cafusa, Caroline Feijó, Chocoreto Arakaki, Come do The Reggay!, Dona Juana, Dona Aurora Brigadeiros, Donas Florindas, Donna Lolla, Gato Negro Artesanais, Gergelim, Gordices Naturebas, Jolie Fotografia, Karis Maquiagens Importadas, Macabea Acessórios, Marcia Alves, Meninadasfloresterrario, Mercadinho Casa Velha, Meu Turbante minha Coroa , Mimi Two, Mrn Bolsas, Na Casa Dela Tinha, Nane Anders Arts, Nas Ruas de Santos, Nhac! Doces e Salgados, Nós, Objeto Cerâmico por Bárbara Anderáos, Okida Art e Design, Pão de Bel, Pé de Louro, Pedra Bruta, Piba Puppet, Pimenta Biquinho, Rebeca Figueiredo, Soul Frida, Thunder Rats Derby Squad.

Ficha Técnica: Organização – Fernanda Gonzaga e Betinho Neto| Produção – Paula Matta, Rodrigo Montaldi Morales e Thatia De Freitas | Conteúdo – Revista Relevo e Juicy Santos | Mediações: Noa Marchese, Paula Matta, Thatia De Freitas, Raquel Pelegrini.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s