Evento virtual ‘fake’ pode tumultuar encontros na Praça dos Andradas

Desde o dia 22 de novembro, foi criado no Facebook um ‘evento fake’ de ocupação artística na Praça dos Andradas agendado para este sábado à noite (dia 3). Publicado como forma de abaixo-assinado popular pró-ocupações culturais, há quem entenda que ele pode ser enquanto plágio, uma forma de como tumultuar ou deslegitimar atividades artísticas em praças públicas em Santos.

Batizado de ‘Encontro Andradas, Praça!’, o evento se torna falso, pois quer agitar uma festa sem caixa de som, DJs, músicos ou quaisquer outros artistas de diferentes segmentos na programação. Cita apenas o rolê. Com imagens de outro coletivo cultural, convida pessoas com um texto inspirado nas festas que habitualmente acontecem no local, mas com um quê de radicalismo.

“Vamos fazer bagunça sim! Não vamos deixar que a festa acabe. Queremos festa com frequência sim! Até porque, não somos obrigados a nada”, diz a possível organizadora. Possível porque o tal perfil virtual tende a ser um fake. O perfil chamado de ‘Mari’ é registrado como gênero masculino, e suas raras fotos de perfil e capa são datadas do mesmo dia 22.

Dos 230 amigos virtuais, cerca de 60 foram adicionados nesta quinzena. Não há familiares inscritos, referências ou descrições pessoais, sequer três “amigos” virtuais consultados negaram conhecê-la pessoalmente. Nenhuma das poucas postagens públicas apresenta curtidas, e há certas incongruências entre elas: numa fala de corrupção no Corinthians, noutra defende o time; numa marca como foto de perfil de uma PM, e no evento convida a “fazer bagunça”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s