Gibiteca de Santos comemora 24 anos com extensa programação

Por Dani Marino

A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 completa 24 anos de atividades e realiza um grande encontro de quem gosta de desenhos com quem produz para as grandes editoras e com os principais pesquisadores do segmento no País, nos dias 10 e 11 de dezembro, das 14 às 19h. Evento conta com campeonato de games, concurso de cosplay, lançamento e exposição.

Muito mais que um depósito de gibis, um pólo irradiador de cultura. A Gibiteca de Santos, além de preservar a memória gráfica, é um dos principais equipamentos de incentivo à leitura e formação de público leitor, realiza oficinas de iniciação e aperfeiçoamento, promove a valorização dos desenhistas da região, estimula o intercâmbio com autores consagrados por meio de lançamentos e debates, e desenvolve atividades do universo geek com RPG, cultura pop japonesa, cinema e vídeo games.

O formato de gestão, colocou a Gibiteca de Santos no circuito nacional com o Troféu Angelo Agostini, da AQC (Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo), um dos principais prêmios do segmento non País. Recebeu exposições internacionais (África e Paraguai), doações de pacotes de livros da Câmara de Amadora( Portugal), visita de Nobuhiro Watsuki, criador da série Samurai X.

Em quatro anos, a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes realizou mais de 600 atividades: recebeu mais de 30 mil visitantes, 400 artistas, realizou 60 oficinas e worshops, 60 exposições, bate papos, lançamentos, contação de histórias, visitas escolares, feira de trocas, 30 mil títulos em doação que muitas foram revertidas no projeto Baú da Gibiteca que levou 10 mil gibis para o Caruara, Morros e Zona Noroeste. Confira a programação:

Dia 10/dez
14h às 19h – Mega encontro Hitotsu, Zero Treze e Pixel Café -Campeonato de games Just Dance, Free play Street Fighter, Capcom vs Marvels.

Dia 11/dez
14h – Abertura da exposição Christiano Flexa
14h – Painel. Tributo a Marcel Rodrigues Paes com prof. dr. Flávio Calazans
15h – Lançamento de “Chora Lombar” e bate-papo com Taiz Leão
16h – Quadrinhos Caiçara – Bate-Papo com Paulo Siqueira, Fábio Coala, Clayton inLoco, Victor Freundt, Emílio Baraçal e Celso Menezes
17h – Concurso cosplay (área externa)
17h30 – Debate ‘Crescimentos das HQs no Brasil’ com prof. dr. Waldomiro Vergueiro, profª drª Sônia Luyten. Moderação do prof. dr. Gazy Andraus.
18h30 – Homenagem à Marcel Rodrigues Paes com a presença de D. Vilma e apresentação do relatório de atividades
Paralelamente os artistas locais estarão expondo e vendendo seus trabalhos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s