Banda Sinfônica leva Legião Sinfônico a Cubatão neste sábado

Por Morgana Monteiro

Depois do sucesso da estréia no Teatro Coliseu, em Santos, a Banda Sinfônica apresenta o espetáculo “Legião Sinfônico” em Cubatão. Será no próximo sábado (10), às 20h30, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados a partir das 19h, no próprio local.

A homenagem musical relembra dos 30 anos de uma das maiores bandas de rock do Brasil, celebrando o legado da Legião Urbana. “Escolhemos as músicas mais significativas da Legião, geralmente as que a maioria conhece. Tomamos o máximo cuidado para dar uma roupagem sinfônica sem perder a força do rock”, diz o maestro Rodrigo Vitta, regente titular da Sinfônica. O repertório inclui 13 canções: Será, Ainda é cedo, Geração coca-cola, Quase sem querer, Eduardo e Mônica, Tempo perdido, Indios, Que pais é este?, Faroeste caboclo, Há tempos, Pais e filhos, Quando o sol e Monte Castelo.

O regente ainda conta que a apresentação surgiu da ideia de criar um concerto popular. E, para interpretar as canções imortalizadas na voz de Renato Russo, ele decidiu convidar o cubatense Anderson Borges, que desde muito cedo é fã do Legião e tem um tom de voz muito parecido com o do líder da banda. Anderson ficou bastante conhecido na Região por conta da banda Legião Cover, na década de 90, em que foi o vocalista.

“Tenho certeza de que será incrível me apresentar nesta cidade que mora no meu coração! Vai ser um show lindo, com muita emoção, como foi o primeiro, lá no Coliseu”, disse o artista. A presença de Anderson Borges no palco é simbólica e muito representativa porque, além de ser um cantor bastante conhecido no Município, sempre deixou explícito o carinho que tem pela banda e por Renato Russo.

Anderson e a Legião

Uma história que começou em meados da década de 80, quando ainda era um garoto. “Lembro exatamente a primeira vez que ouvi uma música da Legião Urbana. Foi ‘Será’, em um clipe na televisão. Achei engraçado o jeito do Renato cantar e se expressar. Ouvia as canções nas rádios e no ano seguinte ganhei dois discos da banda. Eu não parava de escutar! Comecei a estudar violão por causa dessas músicas e depois, a cantar”, afirma Anderson.

O artista lembra que a banda trouxe uma roupagem diferente ao rock brasileiro em uma época em que a maioria das formações discursava sobre triviallidades, o que ele chamou de “rock gracinha”, canções como Usinho Blau-Blau (banda Abshyntho) e Amante profissional (Herva Doce). “A Legião apareceu falando dos problemas do País e da juventude na época”, completa.

Alguns anos depois, montou em Cubatão uma das primeiras bandas covers do Legião no estado de São Paulo e percorreu praticamente toda a Região levando as músicas da banda preferida. Hoje, aos 41 anos de idade, Borges garante que ainda escuta Renato Russo e se emociona. Ele se apresenta em bares e casas noturnas da Baixada Santista cantando MPB, rock e pop nacional e internacional.

Junto à Banda Sinfônica, já participou do projeto Queen Sinfônico, em 2011. Mas, pra ele, receber o convite pra interpretar as músicas da Legião foi uma alegria indescritível. “Por dois motivos: o primeiro é que sou muito fã da banda e outro, porque meu pai foi um dos fundadores da Banda Sinfônica. Ainda temos em casa as medalhas dos concursos que ganhou quando o grupo ainda era Banda Musical”, afirma.

Acostumado a cantar acompanhado de violão ou com uma formação de baixo, guitarra e bateria, estar à frente de uma Sinfônica com mais de 60 músicos é uma grande responsabilidade. “Para um artista, isso é muito grande. Interpretar no palco minha primeira referência musical será uma realização artística e pessoal”, finaliza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s