Jovens das Oficinas Querô estreiam de seus curtas dia 13 no Cine Roxy

Por Ivan de Stefano

Chegou a hora de assistir os curtas-metragens produzidos pelos jovens das Oficinas Querô 2016. Este ano, foram quatro obras audiovisuais produzidas, sendo 3 curtas-metragens e uma websérie dividida em 4 capítulos. Todo o trabalho de roteiro, direção, produção, filmagem e edição foram realizados por jovens de 14 a 18 anos das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. O resultado será visto na terça-feira (13/12), na tradicional Sessão de Estreia no Cine Roxy 5 (Gonzaga), às 20 horas.

Neste ano em que a Instituição completa 10 anos, números expressivos foram alcançados. Mais de 700 jovens da região da Baixada Santista participaram do processo seletivo, e 40 deles foram selecionados para integrar a equipe das Oficinas Querô 1º ano. Desta turma, 3 filmes foram produzidos, após passarem por aulas de produção audiovisual, empreendedorismo e cidadania, com profissionais do cinema brasileiro. “Este ano os jovens produziram três documentários, todos com uma mensagem social forte, mostrando o cinema como importante ferramenta para levantar discussões”, comenta Thaianne Spinassi, produtora da turma.

Os jovens das Oficinas Querô 2º ano passaram por um novo período de capacitação, focada para a experimentação no mundo do trabalho e a realização de mais um curta-metragem. A turma resolveu inovar e produziu uma websérie totalmente filmada com o celular. Os equipamentos cinematográficos de som e tripé também foram construídos pela turma. “Essa foi uma ideia trazida por eles e que abraçamos de primeira. Uma proposta que mostra o cinema acessível para todos, bastando ter um equipamento de filmagem nas mãos, seja câmera e celular, e uma boa história pra contar”, reforça a produtora da turma, Ana Claudia Rodrigues.

Com patrocínio do Banco Votorantim, MSC e thyssenkrupp, as Oficinas Querô acontecem desde 2006 e cerca de 400 jovens já passaram pelo projeto. A Instituição encerra o ano comemorativo de 10 anos ultrapassando 100 obras audiovisuais produzidas, entre curtas, séries e um longa-metragem, e 49 prêmios conquistados. O projeto é uma realização do Instituto Querô e Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Santos, Unimonte, Sesc Santos e Viação Piracicabana. Mais informações no site http://www.institutoquero.org e nas redes sociais: Facebook http://www.fb.com/institutoquero; Instagram (@institutoquero).

Curtas-metragens 2016

Por meio de uma ação social ligada à Escolinha de Surf Radical de Santos, os jovens das Oficinas Querô 1º ano desenvolveram o documentário “Vidas ao Mar”, que conta a história de duas crianças portadoras de necessidades especiais que encontraram no surf uma forma de superar seus limites.

O documentário “Azuis” aborda o autismo de forma sutil e poética, apresentando personagens de idades diferentes e suas relações com seus familiares. A partir do depoimento dos pais, descobrimos um pouco de como eles vivem, suas maiores dificuldades, mas principalmente do amor que eles emanam.

“Unidos” é um documentário que apresenta o Unidos da 7, um time de futebol de várzea do Parque das Bandeiras, em São Vicente. Em um domingo de jogo, descobrimos um pouco sobre a paixão que envolve toda a comunidade em torno do campo de futebol.

A websérie “21” foi produzida em coletivo pelos jovens das Oficinas Querô 2º ano. Dividida em 4 episódios, a obra audiovisual aborda os principais conflitos que atingem a juventude atual, trazendo temas como a relação do jovem com a internet e a mobilização entre eles. “Por meio de opiniões, a gente procurou mostrar o protagonismo da juventude e a cultura das novas gerações, como pensamos e como buscamos mudanças para o futuro”, complementa Lucas Camargo, um dos realizadores. A websérie será disponibilizada no youtube em 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s