Artista Lúcio Ialongo dá nome ao complexo cultural do Anilinas

Por Flávio Leal

Encenações teatrais, depoimentos de carinho e respeito, números musicais e declamação de poesias, sempre com muita emoção, marcaram a homenagem a Lúcio Ialongo, o “Operário da Cultura”, realizada na noite desta terça-feira (20) no Parque Novo Anilinas. Na ocasião, foi afixada a placa que nomeia como Complexo Cultural Lúcio Ialongo o centro multimídia do parque.

Dezenas de amigos, ex-companheiros de palco e familiares foram ao Vão Central do Anilinas prestar homenagem ao radialista, artista, ator, diretor, produtor e carnavalesco Lúcio, como era chamado por todos.

Painéis fotográficos e figurinos usados pelo artista mostraram a trajetória de Lúcio com o Centro Organizador do Teatro Amador de Cubatão (Cotac), o grupo infantil Do-Ré-Mi, Drama Sacro Paixão de Cristo, entre outros.

“Muito legal. Estou bastante orgulhoso com a justa homenagem. Só quero agradecer a presença de todos aqui hoje”, resumiu um emocionado Guilherme Cabral Ialongo, filho de Lúcio, que representou a família na cerimônia em homenagem ao artista, morto em 2011 aos 49 anos, trinta dos quais dedicados às artes cubatenses.

Para recordar algumas das montagens em que Lúcio tomou parte, foi realizada a leitura dramática de um trecho da peça “A Revolução da América do Sul”, de Augusto Boal, uma das preferidas de Lúcio e na qual participou de montagem de Célia Benvenutti, na década de 80.

O secretário de Cultura, Antônio de Pádua, agradeceu a todos a presença e afirmou que espera que o Centro Cultural possa servir de palco, no futuro, ainda mais, para muitas atividades culturais, como gostaria o homenageado.

Lei

A homenagem oficial da Cidade de Cubatão – que nomeou como “Lúcio Ialongo” o Complexo Cultural do Anilinas – foi aprovada ainda em 2012, por meio da Lei Municipal Nº 3549/2012, de autoria do então vereador e hoje prefeito em exercício Aguinaldo Araújo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s