Alessandro Atanes media oficina de criação literária gratuita em janeiro

Por Alessandro Atanes | Foto: Realejo Livros

Na segunda série de encontros da Rede de formação de Leitores na Baixada Santista, promovida pela livraria e editora Realejo, o jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes estará à frente da oficina de criação literária “Da memória à ficção – A cidade como ferramenta narrativa”, que acontece de 14 de janeiro a 4 de fevereiro, sempre aos sábados, às 19 horas. As inscrições podem ser feitas na própria Realejo (Av. Mal. Deodoro, 2) ou marechal@realejolivros.com.br.

O objetivo é fazer com que cada participante elabore ao longo dos quatro encontros pelo menos um texto poético ou ficcional tendo a memória pessoal como base, um conteúdo que já conhecido, com começo, meio e fim já estabelecidos. Assim, os participantes poderão voltar sua atenção e esforços para o tratamento textual e opções narrativas.

Isso acontecerá da seguinte forma: a trama da memória evocada terá de ser adaptada a outro local, de caráter público e típico da cidade, por meio do aproveitamento das sugestões narrativas que cada local oferece. Assim, para fim dos exercícios, foram escolhidos como “locais narrativos” o Porto, os prédios tortos, os canais e o estádio da Vila Belmiro.

Ao explorar as sugestões narrativas oferecidas pelos locais indicados, busca-se compor um texto que seja algo mais do que a expressão dos sentimentos relacionados àquela memória e que se desenvolva em uma trama que avance por escolhas e decisões, inclusive a adoção de acidentes e acasos que o próprio deslocamento irá proporcionar.

É nessa diferença e nos obstáculos entre o lembrado e o inventado que os participantes receberão orientação para melhor desenvolver a narrativa (épica, suspense, história de amor) e a expressão literária. A sugestão é levar a memória para passear pelos “bosques da ficção”, na expressão de Umberto Eco.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s