Em Santos, ‘O Último Bicho de Pelúcia’ denuncia violência sexual contra crianças

Informações de Dilma Negreiros

O projeto ‘Cantos e contos coreográficos’ chega a Santos na semana de seu aniversário municipal. Contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, a iniciativa propõe a circulação do Coletivo Flores (Cia de dança do CIEMH2 Núcleo Cultural) com o espetáculo de dança ‘O Último Bicho de Pelúcia’. As sessões serão nos dias 25 e 26/jan, às 19h, na Praça dos Andradas, seguidas de bate-papo sobre a obra.

O espetáculo aborda histórias reais transformadas em contos para uma proposta panfletária e questionadora, refletindo sobre a violência na infância. O projeto já circulou por Jequié (BA), Salvador (BA) e, em breve, estará na capital paulista. Ainda, a iniciativa proporciona oficinas em cada cidade. Assim, na Vila do Teatro, acontece no dia 25, às 17h, uma oficina de dança narrativa com 20 vagas gratuitas.

O conto coreográfico ‘O Último Bicho de Pelúcia’ é criado a partir de pesquisas com adultos que, na infância, passaram por assédio ou abuso sexual. Para alguns até parece que nada aconteceu, o trauma provoca certa confusão entre realidade e fantasia. Para outros o dia a dia provoca alarmes de sensações que não conseguem ficar no passado. Muitos, alguns, eles, ela, eu, você ninguém está muito distante da violência por qual passam muitas crianças.

Entre poesia e realidade de histórias pesquisadas, colocamos na arte um papel fundamental de discussão sobre o tema a fim de provocar e ser provocado na busca de um viver mais gentil. A dança experimental do Coletivo Flores tem direção e conceção de Taís Vieira e reúne os intérpretes: Daniele Morethe, Lorena Bitencourt, Luiz Philipe Spranger, Luize Helena Pessanha, Rafael de Souza, Renato Mota e Thiago Morethe. A produção é de Dilma Negreiros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s