Contemplado pelo ProAC, teatro santista percorre interior e litoral paulista

Por Lincoln Spada

Homenageando o centenário de nascimento de Manoel de Barros (1916-2014), o coletivo santista Teatro Wídia segue a circulação do seu espetáculo ‘Meu Quintal é Maior do que o Mundo’ pelos quatro cantos do Estado de São Paulo. Premiado pelo Governo Estadual através do ProAC – Programa de Ação Cultural, o grupo cênico inicia neste mês a circulação por 17 municípios das regiões de Araçatuba, Campinas, Itapetininga, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Registro e Vale do Paraíba.

Concebido há dois anos, o espetáculo é uma adaptação da obra do poeta pantaneiro, ‘Memórias Inventadas’, em que são abordadas a infância e a adolescência, as brincadeiras, a relação com a natureza e a descoberta da poesia nas coisas desimportantes. “Trata-se do olhar do mundo que temos quando criança e que perdemos a partir do momento que nos tornamos adultos”, explica o diretor, Platão Capurro Filho. A escolha da obra de Manoel de Barros se deu porque ele consegue mostrar em sua poesia, como a criança compreende o mundo quando está brincando, reinventando tempos e elementos paralelos aos da vida cotidiana.

O diretor complementa: “o que pretendemos passar é o que Manoel denuncia, a coisificação do homem pela sociedade desumanizadora, que precisa urgentemente ser repensada”. De um modo lúdico, o elenco formado por Diego Alencikas, Ernani Sequinel, Fabíola Moraes e Val Nascimento fazem um teatro não apenas para crianças, mas com crianças. A realização é da Wídia Cultural com a Cooperativa Paulista de Teatro. O itinerário estará em: fb.com/widiacultural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s