‘Ocupar para não retroceder’ é o lema do Bloco Eureca em São Vicente

Por Bloco EURECA

Neste domingo, às 8h, está programado o Bloco EURECA – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente, na Praça Tom Jobim, em São Vicente. Ele começou a ser pensado logo após a aprovação do Estatuto, em julho de 1990.

O Bloco surgiu a partir da ideia de um grupo de educadores do Projeto Meninos e Meninas de Rua, em que a proposta seria de divulgar o Estatuto, através de uma ação lúdica que mobilizasse a sociedade civil e o poder publico e garantisse a participação massiva de crianças, adolescentes, familiares e de pessoas engajadas na luta da defesa e garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Daí a ideia de sair nas ruas em formato de bloco carnavalesco, reivindicando a garantia de direitos. O primeiro desfile do Bloco EURECA, ocorreu em fevereiro de 1991, em São Bernardo do Campo. Hoje, o Bloco é reconhecido nacionalmente na área da infância e juventude e os desfiles são realizados em municípios como São Vicente, Sapopemba. O bloco ocupou as ruas de Guarulhos, Diadema e as de Campinas.

Esse ano o Bloco leva as ruas o tema “OcupAção – ocupar para não retroceder”, onde reconhecemos o caráter educativo e formativo das ocupações, enquanto forma de resistência em relação a retirada de direitos e em defesa da emancipação dos direitos humanos, sobretudo das crianças e dos adolescentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s