Conheça os 13 projetos contemplados pelo Circuito LabxS

Por Instituto ProComum

O júri convocado para avaliar os projetos da chamada pública do Circuito LABxS (Lab Santista) selecionou 13 das 127 propostas de atividades e ações visando o bem comum, a inovação e a cidadania na região. Para Rodrigo Savazoni, diretor-executivo, do Instituto Procomum, o resultado contempla a diversidade da região. “Estamos satisfeitos porque contemplamos projetos da maioria das cidades, inclusive nas aldeias indígenas, e também com promotores mulheres e negros”.

Ele também lembra que, mesmo dentro de Santos – cidade que reúne a maioria dos projetos selecionados – o território contemplado é abrangente. “Contemplamos projetos de regiões menos favorecidas como morros e divisas”, disse. Inicialmente seriam 12 os projetos contemplados, mas o júri optou por premiar uma 13ª proposta, garantindo assim que um projeto de Praia Grande fosse contemplado.

Todos os membros do júri leram todos os projetos e fizeram a avaliação com notas de 0 a 10. Após isso, a coordenação trabalhou na somatória, com total máximo de 50 pontos. Assim, chegou-se a uma lista inicial de projetos contemplados que foi revista e reavaliada pelo júri em conjunto, para evitar possíveis erros e garantir a diversidade territorial, de genêro, racial e temática como previa a chamada.

O júri foi coordenado por Georgia Nicolau e Savazoni, diretores do Instituto Procomum. Foi formado pelo escritor Ademir Demarchi, a assistente social; a funcionária da prefeitura de Santos e integrante do Conselho Fiscal do IP, Carmem Brandalise; o professor, designer e um dos fundadores do LABxS, Niva Silva; a jornalista e pesquisadora carioca do OLABI Makerspace, Sil Bahia; e o especialista em tecnologia e democracia, Ricardo Poppi, do Instituto Cidade Democrática.

1. Hackathon da Horta, da São Paulo Lab, da Incubadora de inovações cidadãs
Maratona de design colaborativo para desenvolver e prototipar uma trituradora de galhos movida a pedaladas para a horta comunitária Bons Frutos do Jardim São Manuel, zona noroeste de Santos. O grupo também vai realizar um passo-a-passo de como criar uma trituradora para que a tecnologia possa ser replicada e construída em outras hortas-comunitárias.

2. Transfinitos, de Marina Ramos da Rocha Paes
Promover uma ocupação artística em uma escola pública da cidade com o objetivo de promover a integração entre artistas e estudantes por meio de diferentes linguagens. A ideia é resgatar e promover o protagonismo estudantil das ocupações secundaristas de 2016 com um dia de dança, música, arte urbana e outras manifestações artísticas.

3. Aquecedor Solar de Baixo Custo, de Luciana Jorge Silva
Criação de aquecedor solar de baixo custo com materiais encontrados em lojas de construção para o Coletivo Novo Paraíso em Cubatão.

4. Minas no Hip Hop em Perequê, da FRMH2-BS
Encontro de hip hop organizado pelo coletivo feminista FRMH2-BS no bairro do Perequê, em Guarujá, que visa promover a integração cultural e social das famílias e adolescentes do bairro com atividades da cultura hip-hop (break, rap, discotecagem e graffiti) e apresentações teatrais, espaço infantil e rodas de conversa. As atividades e atrações do evento são majoritariamente realizadas por mulheres do movimento hip hop.

5. Itaquitanduva Sustentável, de Raphel Miranda
Desenvolver um protótipo de triturador de plástico para reaproveitar as garrafas pet retiradas da trilha e da praia que compõem o Parque Estadual Xixová – Japuí e fomentar a reciclagem desses materiais.

6. Móvel de Papelão – Faça o Seu, da Gabriela Mendonça
Duas oficinas de criação de um banco de papelão utilizando fundamentos de corte, dobradura e módulos de encaixe. A ação será filmada e transformada em um passo-a-passo.

7. Marcha Cega, de Lucas Gonçalves Brolese
Duas performances em duas cidades da Baixada Santista para promover uma reflexão sobre empatia e a exclusão social. Trata-se de uma caminhada guiada por um deficiente visual na qual os participantes, de olhos vendados, são convidados a refletir sobre preconceito, falta de empatia, violência cotidiana e indiferença. Também será realizada uma exposição fotógrafica com material documentado durante as performances.

8. Lançamento do Guia de Direitos das Empregadas Domésticas, da Joyce Fernandes Preta-Rara
Realizar um encontro (com rodas de conversa, oficinas temáticas, indicação de consultoria jurídica, terapias e massagens, apresentações artisticas e bazar de roupas) aberto entre trabalhadoras domésticas e o Lançamento do Guia de Direitos das Empregadas Domésticas, elaborado em parceria do Coletivo ComunaDeusa e Observatório dos Direitos e Cidadania da Mulher.

9. Banheiro Seco na Aldeia Guarani Mbya Teko Paranapuã, da Vinicius Duarte de Oliveira
Construção de banheiro seco com técnicas de permacultura na aldeia Guarani Mbya Tekoa Paranapuã em São Vicente.

10. Vestir ECO, da Alzira Lucio
Série de encontros no Morro do São Bento para debater a relação entre moda e meio ambiente em oficinas de estamparia artesanal, turbantes, transformação de jeans e brincos com material reciclado.

11. Projeto de criação e confecção de jogo educativo para circulação em escolas e outros espaços educativos, da Ricardo Silva Ratto Júnior
Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro educativo, multidisciplinar e construído com material reciclado. Trata-se de um mapa lúdico da cidade de Santos para oferecer e debater um novo olhar sobre o direito à cidade e a relação com o meio ambiente, que poderá ser replicado e utilizado por educadores da região.

12. Brincar(elas), da Marília dos Santos Fernandes.
Ação de dança, música (tambores), panfletagem e arte urbana realizada por seis mulheres negras para resgatar a história negra e nordestina do distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá-SP.

13. BiciContação, de Eliane Aparecida Cavalieri Lins de Souza
Construção de uma bicicleta adaptada com um pequeno palco com iluminação e duas apresentações de contação de histórias para crianças em Praia Grande. Publicação de um wiki de como construir a bicicleta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s