Valorizando o protagonismo feminino, ‘Mulheres no Museu’ estreia dia 8 de março

Por Prefeitura de Praia Grande

Em comemoração ao mês das mulheres, o Museu da Cidade estreia, no dia 8 de março, a exposição “Mulheres no Museu”. Com o objetivo de valorizar as ações femininas durante todo o desenvolvimento de Praia Grande, a mostra reúne o acervo de mulheres que contam a história da Cidade através de suas experiências e desafios da vida profissional, pessoal e familiar.

A exposição presta uma homenagem a grandes mulheres de Praia Grande, entre elas Circe Toschi, Graziella Dias Sterque, Luiza Lavalle, Silvia Smith, Leni Morato, Maria Aparecida Portaro, Ana Santini Rodrigues Barbosa, Maria do Forte, entre outras.

De acordo com Marcia Lima, responsável pelo Museu da Cidade, as homenagens se estendem a todas as mulheres, que de uma forma ou de outra, através de suas lutas por direitos iguais, criação de filhos, vida profissional, conseguem ser multifacetadas, deixando pequenos e grandes legados à sociedade.

“Essas mulheres homenageadas fizeram parte de uma sociedade machista e conseguiram espaço para crescer e desenvolver grandes feitos, ajudando ao próximo e revolucionando toda uma geração”, afirma Marcia. “Mulheres no Museu” apresentará fotos, vídeos, documentos e objetos que remetem às homenageadas, fazendo uma analogia e mostrando suas contribuições no crescimento de Praia Grande e região.

Homenageadas

As mulheres que terão sua história mostrada na exposição têm muitas peculiaridades. Circe Toschi, por exemplo, foi uma das emancipadoras de Praia Grande. Dona Circe, como costumava ser chamada, foi a primeira mulher a se candidatar a prefeita da Cidade, em 1969. Sempre acompanhou a carreira política do marido, Oswaldo Toschi, um dos idealizadores da emancipação.

Leni Morato sempre foi apaixonada pelas artes, formando o Teatro do Estudante Praia-Grandense e promovendo grupos de discussão, espetáculos teatrais, saraus literários, entre outras manifestações artísticas.

Graziella Dias Sterque foi poetisa e fundadora da Casa do Poeta de Praia Grande, considerada a entidade cultural mais ativa da Cidade, e ainda em atuação. Foi criadora do Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, atualmente um dos mais conceituados do país.
A história dessas e outras mulheres que contribuíram com a formação cultural e política da Cidade estará exposta em “Mulheres no Museu”.

A exposição estreia dia 8 de março, às 16 horas. A visitação acontece de terça a sábado, das 14 às 17h30. O Museu da Cidade fica no Complexo Cultural Palácio das Artes, na Av. Pres, Costa e Silva, 1.600. Informações pelo telefone 3496-5708.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s