Ação voluntária colabora na limpeza dos monumentos de Santos

Por Secult Santos

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e escola de filosofia Nova Acrópole, organização internacional com unidade em Santos, iniciam este mês o projeto de limpeza voluntária dos 122 monumentos a céu aberto da Cidade. A ação, que envolve o corpo técnico da Secult e alunos da escola, tem como objetivo valorizar e preservar a memória histórica, representada pelos personagens exaltados nas estátuas e placas.

A primeira limpeza está programada para o próximo dia 18, a partir das 9h, na escultura de Saturnino de Brito, que fica na orla do Gonzaga, em frente ao número 143 da Av. Presidente Wilson. A obra, confeccionada em bronze, foi inaugurada em 1969 e tem 3,50 metros de altura. Saturnino de Brito, idealizador dos canais de Santos, é o Patrono da Engenharia Sanitária do Brasil. Todos os materiais de limpeza serão doados pelos voluntários.

A parceria entre o poder público e organização teve início por meio da coordenadora de Museus e Galerias da Secult, Inês Rangel, que visitou a instituição para instruir os voluntários a respeito das técnicas de limpeza das obras. “Eles queriam prestar algum serviço voluntário na área cultural. Fui convidada a fazer palestra na última terça-feira (7), em um encontro organizado pela instituição, e a parceria foi firmada”, disse Inês.

Diretora da unidade da Nova Acrópole em Santos, Beatriz Quaglia Pereira, explica a proposta. “A Nova Acrópole é uma escola com foco na filosofia, cultura e voluntariado. Esta ação que vamos desenvolver, além de ressaltar a memória histórica para os alunos, também é um compromisso cívico de resgate do patrimônio. A escola tem 80 alunos, mas creio que teremos grupos de cerca de dez participando de cada ação”. A Prefeitura de Santos gasta cerca de R$ 80 mil por ano para realizar a limpeza de monumentos.

A Organização Internacional Nova Acrópole

Desde 1957 a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia Cultura e Voluntariado promove mundialmente o resgate do valor prático da filosofia: ser uma forma ética de vida, que permite aos seres humanos desenvolverem conscientemente suas melhores características e assim melhorar o mundo à sua volta.

A instituição não tem fins lucrativos e é totalmente feita por voluntários em mais de 50 países. A unidade de Santos funciona na Av. Siqueira Campos, 324, no Boqueirão. Informações pelo e-mail: santos@nova-acropole.org.br ou nos sites http://www.nova-acropole.org.br e http://www.acropolis.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s