4ª Semana da Cultura Caiçara de Santos resgata cultura tradicional

Por Catharina Apolinário

A 4ª Semana da Cultura Caiçara de Santos, instituída pela lei 2.920 de 2013, de autoria do então vereador Sandoval Soares, será realizada de 15 a 21 de março. As atividades acontecerão por toda a cidade, da Área Continental à Orla da Praia de Santos. O festejo caiçara é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Turismo, com o apoio da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

>> Confira a programação completa aqui

A abertura será no dia 15 de março, às 19h30, no SESC Santos, parceiro desde a primeira edição, com Viola Caiçara, de Rodolfo Vidal. O SESC também trará uma extensa programação que conta com atividades do projeto Ramal Caiçara, turismo de base comunitária, exposição e oficina.

Este ano a semana conta com Oficina de Dança Tradicional Caiçara, com Adriano Leite, incentivo à literatura e poesia nas escolas, apresentação de rabeca, cortejo, sarau, formação, turismo, debates e passeios com alunos pelas comunidades do Caruara e Monte Cabrão. Também haverá contação de histórias com Santorias, Duo Caiçara e Causos Caiçaras de Cananéia.

Sob a curadoria da jornalista e pesquisadora de Comunidades Tradicionais Caiçaras, Catharina Apolinário, esta edição buscará criar uma sinergia maior entre o contemporâneo e o tradicional. Este ano recebendo atividades das comunidades tradicionais de Cananéia e Ilhabela, a semana caiçara homenageará o Mestre rabequeiro João Firmino, de Cananéia.

Os restaurantes locais mais uma vez participarão desta edição, como a Obba Gastronomia Saudável, que fará um menu especial para a ocasião. O Rei do Café apresentará o tradicional café caiçara, adoçado com garapa de cana-de-açúcar. No Diva’s Food Park a surpresas não se restringem à uma atividade Cultural, mas à produções especiais dos food trucks tradicionais e de convidados diretamente do Litoral de São Paulo.

Para movimentar a caiçarada sobre o mar, a Associação Caiçara de Canoagem realizará, em parceria com Secretaria Municipal de Esportes, a 3ª Remada Caiçara, liderada pela canoa caiçara trazida à cidade por Eduardo Tambor, apelidada de ‘Belica’. Ao mesmo tempo, nas areias da praia do Canal 3, acontecerá a segunda edição do Festival de Castelos de Areia e oficina com o artista Mauricio Adinolfi, que criará uma peça especial para o espaço de artesanatos do Caruara (Caruarte).

O Estação Bistrô restaurante-escola irá apresentar pratos da gastronomia contemporânea recheados de ingredientes caiçaras e a Casa da Frontaria Azulejada será transformada no Centro Cultural Caiçara durante este período. Lá acontecerão debates, painéis, formação, haverá feira de artesanato e comida boa com Caiçara Vegan Fest. E no dia 17 de março haverá Happy Hour Especial Caiçara no Boteco Valongo, com cerveja do Charlie Brown Jr e porção de manjuba.

O Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes da Baixada Santista e Vale do Ribeira realizará uma série de oficinas misturando a gastronomia contemporânea aos ingredientes tradicionais e apresentado pratos tradicionais como o Azul Marinho.

O curta metragem Seu José será apresentado nas salas de cinema municipais e durante sessão especial para idosos no Cine Roxy Santos, ele conta a história de um caiçara que mora na Vila dos Pescadores e vive a cuidar do meio ambiente. No Museu da Imagem e do Som haverá exposição fotográfica produzida pela fotógrafa Christina Amorim e bate-papo sobre o primeiro corte do documentário Mar Selvagem, do artista contemporâneo Márcio Barreto.

Painéis: Um dos painéis apresentados no Centro Cultural Caiçara fala sobre a participação das comunidades tradicionais nos conselhos municipais de direitos. Tema abordado por Paulo Stanich Neto, advogado e jornalista, organizador do livro Direito das Comunidades Tradicionais Caiçaras. Biodiversidade Caiçara e História de Santos são temas abordados nos bate-papos, bem como o turismo de base comunitária na Ilha Diana e Caruara.

Serviço:
4ª Semana da Cultura Caiçara de Santos
Data
: 15 a 21 de março
Locais: Santos – SESC Santos, Frontaria Azulejada, Restaurante-Escola Bistrô, Instituto de Pesca, Concha Acústica, Escolas da Zona Noroeste, Área Continental e Centro de Santos.
Curadoria: Catharina Apolinário
Produção: Gustavo Natale e Márcio Barreto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s