Mostra fotográfica ‘Geografias – Nosso lugar é caminho’ segue até maio no Sesc Santos

Por Sesc Santos

Quais lugares falam dessa cidade composta de área insulada e continental? Seus 280 quilômetros quadrados cortado por rios, compostos por morros, encostas e uma parte de Mata Atlântica, vão bem além dos aspectos geográficos, pois cada porção de espaço está cheia de significados particulares, de relações e práticas humanas, onde se manifestam os fenômenos sociais.

A Exposição ‘GEOGRAFIAS – Nosso Lugar é Caminho’ faz o reconhecimento dessa cartografia como lugar de encontros sociais e afetivos, que fazem ou deveriam fazer parte das formas de convívio e de ocupação humana, como dinâmicas que se reinventam diante de novas perspectivas ou impedimentos, e passam a escrever outras narrativas. A mostra gratuita segue no Sesc Santos (R. Cons. Ribas, 136/Santos) até 28 de maio, aberta ao público de terças a sextas-feiras, das 10h às 21h30, e aos fins de semana, das 10h às 18h30. O agendamento para visitas em grupos escolares é: agendamento@santos.sescsp.org.br.

Assim nasce esse projeto, resultado da articulação coletiva entre sete artistas que são atuais membros ou antigos participantes do grupo de estudos do Ateliê Fidalga, conduzido pelos artistas Sandra Cinto e Albano Afonso na capital paulistana. O subtítulo da mostra faz referência ao fato de que, entre os meses de dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, os artistas organizaram, em parceria com o SESC e com a participação do público, uma série de caminhadas por diversas regiões da cidade, nas quais puderam praticar formas alternativas (não-científica, não-hegemônicas) de criar paisagens, de examinar o espaço urbano.

Foi por meio do caminhar em Santos que os artistas Cristina Ataide, Daniel Caballero, Flavia Mielnik, Helen Faganello, Laura Gorski, Renata Cruz e Renato Leal investigaram essa cidade cujo desenvolvimento é entrelaçado à História do Brasil, com um fluxo de formação social e cultural complexo e cheio de dobras, que é parte insular e parte continental, diretamente ligada ao fundo do Oceano Atlântico e ao topo Serra do Mar, que contém o maior porto da América Latina e uma enorme Área de Proteção Ambiental. A Exposição reúne os olhares desses artistas manifestados de diversas maneiras, mas principalmente pela fotografia. Ela abre ao público dia 10 de Março e segue gratuitamente até 28 de Maio. Para escolares é possível o pré agendamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s