Espetáculo em ônibus comemora a semana do teatro em Cubatão

Por Rafaella Martinez

Um ônibus adaptado com todos os recursos técnicos de som e luz para se transformar em uma sala de teatro itinerante que guarda dentro de si as histórias da mata. Assim pode ser definido o Circular: Histórias da Mata do Grupo Teatro Aberto de Santos, que estaciona nesta segunda-feira (27), dia internacional do teatro, em Cubatão. O projeto, que tem o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, faz uma homenagem aos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas do Vale do Ribeira.

Na semana do teatro, o ônibus passará por sete escolas, atendendo um público de 1600 alunos entre os dias 27 de março e 5 de abril. As apresentações se estendem para as festividades de aniversário da cidade, onde o ônibus estacionará no dia 8, sábado, no Conjunto Habitacional Rubens Lara e no dia 9, domingo, no Parque Novo Anilinas. Nesses dois espaços o espetáculo será aberto ao público e realizado à partir das 14h, sendo necessária a retirada dos ingressos com 30min de antecedência, lembrando que há limitação de 50 pessoas por sessão.

“Após contarmos as histórias do mar que foi tema da última montagem do Circular, decidimos continuar com a proposta e contar agora com uma pesquisa sobre os povos que vivem na mata. A partir de um trabalho de campo, buscamos nas culturas indígena, ribeirinha e quilombola suas histórias, custumes e lendas. Queremos levar um pouco da energia e do equilíbrio da mata para os lugares por onde o ônibus-teatro passar”, explica a produtora Talita Berthi.

O espetáculo tem como norte a importância da preservação do meio ambiente, o respeito às diferentes culturas e a difusão da arte. “Na pesquisa de campo que o grupo fez em Cananéia notamos a importância da mata ciliar, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida. Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetácculo explicamos essa e outras curiosidades às crianças”, complementa Douglas Zanovelli, também produtor do projeto.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa, que também assina a direção artística do espetáculo. “A maior parte da cenografia foi confeccionada a partir de materiais recicláveis e diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única”, completa Edivaldo

O espetáculo tem dramaturgia coletiva de Douglas Zanovelli, Cida Cunha e Edivaldo Costa e no elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli. No total, serão realizadas 160 apresentações gratuitas distribuídas em quatro cidades paulistas ainda este ano: Cubatão, Guarulhos, Santos e Taubaté.

O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Cubatão através das Secretarias de Cultura e Educação e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.

Confira o calendário das apresentações:

Data Local horários
27/03 E.M.Bernardo José Maria do Lorena 9h, 10h e 11h
27/03 E.M.Ceará 14h e 15h
28/03 E.M.Bernardo José Maria do Lorena 8h, 9h, 10h e 11h
29/03 E.M.Bernardo José Maria do Lorena 8h, 9h, 10h e 11h
30/03 E.M.Espírito Santo 10h, 11h, 14h e 15h
31/03 E.M.João Ramalho 13h30, 14h30, 15h30, 16h30
03/04 E.M.Maria Albertina 10h, 11h, 14h e 15h
04/04 E.M.Luiz Gustavo 8h, 9h, 10h e 11h
05/04 E.M.Mario de Oliveira Moreira 14h, 15h e 16h
08/04 sábado Rua Rivaldo Alves Feitosa, s/n°, Conjunto Rubens Lara (frente ao CRAS) 14h, 15h, 16h e 17h
09/04

domingo

Parque Novo Anilinas – Centro À partir das 14h

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s