Após 7 anos, Cubatão volta a sediar encontro nacional de bandas e fanfarras

Por Lincoln Spada

Mais de 250 músicos de diferentes estados do Brasil se inscreveram para estar em Cubatão, no 11º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras. Realizado pela Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista (Afaban), o evento volta a ocorrer na cidade após sete anos. O objetivo é que músicos profissionais e integrantes de bandas escolares partilhem seus saberes e técnicas no mesmo espaço.

A abertura será na sexta-feira (dia 24), às 19 horas, no Bloco Cultural de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro), onde acontecerá a entrega do Prêmio Amigo das Bandas. Trata-se de uma homenagem da Afaban àqueles que colaboraram com o aprendizado de jovens músicos durante os 15 anos de atuação da entidade.

No sábado (dia 25), a programação segue com apresentação da Banda Estudantil da UME Padre José Anchieta e outras duas bandas paulistanas convidadas. Assim, até o domingo (dia 26), estão previstas oficinas na UME Padre José de Anchieta para o público inscrito em aulas técnicas de: percussão, trombone, saxofone, trompete, tuba, entre outros instrumentos. Participarão do evento artistas de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Para o presidente da Afaban, Luiz Carlos Ferreira de Araújo, a nova edição desta iniciativa reúne vários significados: “Além de completarmos os 15 anos da entidade, conseguimos retomar as oficinas na Cidade, algo que não acontecia há 7 anos. Sabemos da importância deste evento, pois é, muitas vezes, a única forma dos jovens se reciclarem nos conhecimentos e aprendizado de novas técnicas do mercado da música”.

O 11º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras é uma realização da Afaban com o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Usiminas via ProAC-ICMS e apoio cultural do Instituto Cultural Usiminas e Prefeitura Municipal de Cubatão através das secretarias de Educação e de Cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s