NIP divulga aprovados do 1º Curso Livre de Formação de Escritores de Santos; acesse

Por Núcleo de Incentivo à Palavra

Grandes nomes do ensino de escrita literária no Brasil e autores da região com ampla produção no campo da literatura conduzem o primeiro Curso Livre de Formação de Escritores da Baixada Santista, que ocorre de abril a dezembro, na Biblioteca de Artes Cândido Portinari (Av. Rangel Pestana, 150, no Centro de Atividades Integradas Milton Teixeira, na Vila Mathias). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio do Núcleo de Incentivo à Palavra (NIP).

Neste fim de semana, foram divulgados os nomes dos alunos contemplados pelo NIP, que tem como corpo docente: Ciça Lessa, André Argolo, Carolina Zuppo Abed, Maria José Nóbrega e Mauricio Salles Vasconcelos. Ainda integram o grupo Roberto Taddei e Rodrigo Petronio, além de atividades agendadas com nomes da literatura local, como Alessandro Atanes, Flávio Viegas Amoreira, Manoel Herzog e Marcelo Ariel.

Durante as aulas, que ocorrem às terças-feiras, das 14h às 17h, os participantes serão instigados a escrever e refletir sobre textos de ficção, não ficção e poesia. A metodologia unirá suporte teórico a práticas de escrita e leitura crítica. O curso também oferecerá workshops voltados para possibilidades concretas de publicação das obras. Ao final do ano, será produzida uma antologia com os textos dos alunos.

Lista dos aprovados: Bruno Loos, Camila Ferreira, Diego Lima de Araújo, Estela Magalhães, Fausto Sposito, Guilherme de Morais, Israel Marques, Ivan Augusto de Oliveira, Juliana Steil, Larissa Ramos Ribeiro, Leandro Marçal Pereira, Maria Beatriz da Costa Rocha, Maria Bernadete Bernardo de Oliveira, Rafael Miramoto, Raphael de Souza, Renata de Godoi Mota, Silvia Maritani Pires, Vinicius Carlos Vieira, Waltuir Alves Pimenta Júnior e Wilton Bastos.

Como ouvintes, foram selecionados: Gabriele Bley, Luis Carlos Peres, Esdras Vitor Samuel Elói dos Santos, Márcio Gregório Sá, Rafael Marchesin, Robson Alves Henriques, Tadeu Cabral e Telma Rolim Alves. O objetivo do NIP é potencializar a escrita literária enquanto ato autoral, criativo e expressivo. Partindo do pressuposto de que ter domínio da linguagem é, também, ter domínio sobre o próprio pensamento, os participantes serão incentivados a buscar sua voz e pensar em um projeto literário próprio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s