Ação voluntária realiza a limpeza de monumento na Praça José Bonifácio

Por Secult Santos

O busto em homenagem ao jurista Ariosto Pereira Guimarães, localizado na Praça José Bonifácio, no Centro Histórico de Santos, recebe limpeza no próximo dia 26. O trabalho será executado por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e por alunos da escola Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado, na segunda edição do Projeto Clio, que tem o objetivo de valorizar, preservar e recuperar a memória histórica da Cidade, retratada pelos personagens representados nos monumentos, com ações voluntárias.

O busto de Ariosto, inaugurado em 26 de abril de 1999, tem 2,40 metros de altura e é confeccionado em bronze, com pedestal de concreto. O trabalho é do escultor Luís Garcia Jorge e presta homenagem ao jurista e professor, que foi militante ativo dos movimentos culturais e políticos nas décadas de 1930 e 1940. Falecido em 17 de novembro de 1994, também dá nome ao Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Metropolitana (Unimes) e ao viaduto do Km 65 da Via Anchieta.

A primeira ação do Projeto Clio, envolvendo a escola Nova Acrópole e o corpo técnico de manutenção de monumentos da Secult, ocorreu no último dia 18 de março, quando foi realizada a limpeza da escultura de Saturnino de Brito, na orla do Gonzaga. A parceria tem o objetivo de ressaltar a memória histórica para os alunos e munícipes, além do compromisso cívico de resgate do patrimônio histórico e cultural da Cidade representado pelos monumentos a céu aberto, que são 122 distribuídos por todo o município.

A Organização Internacional Nova Acrópole

Desde 1957 a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado promove mundialmente o resgate do valor prático da filosofia: ser uma forma ética de vida, que permite aos seres humanos desenvolverem conscientemente suas melhores características e, assim, melhorar o mundo à sua volta. A instituição não tem fins lucrativos e é totalmente composta por voluntários, presente em mais de 50 países. A unidade de Santos funciona na Av. Siqueira Campos, 324, no Boqueirão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s