Encontro de Criadores chega à 6ª edição alavancando economia criativa em Santos

Por André Azenha

O termo Economia Criativa foi criado para designar modelos de negócio ou gestão originados em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. Segundo o Relatório de Economia Criativa, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o comércio mundial de serviços criativos mais do que dobrou na última década.

Santos é uma das poucas cidades do país detentora de um selo da Unesco como Cidade Criativa. Sua história, o Porto, a proximidade com São Paulo e, principalmente, seus talentos, a tornam referência em diversas áreas. Tendo em vista esse potencial do município que o produtor cultural Heitor Cabral, 25 anos, criou o “Encontro de Criadores”. A iniciativa se firmou como uma das principais no âmbito cultural da Baixada Santista e atrai pessoas não só da região, mas de São Paulo e do interior do estado. Assim, promove o intercâmbio cultural e artístico, estimula o turismo, a geração de renda local e contribui para o resgate do Centro Histórico.

O projeto, realizado em média a cada três meses de maneira itinerante, chega à sexta edição de 5 a 7 de maio, na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico, com diversas atrações. Dessa vez, a iniciativa envolverá mais de 200 profissionais das áreas de Moda, Decoração, Gastronomia (food bikes e food trucks), Música, Cinema, Produção Cultural, Artesanato. Serão cerca de 30 estandes onde empreendedores podem vender seus produtos, além de debates, palestras, exposições e apresentações musicais. É esperado um público rotativo de 6 mil pessoas durante os 3 dias do evento. A entrada é gratuita, mas a organização pede a gentileza de um livro ou um agasalho, que serão distribuídos respectivamente para a biblioteca do Instituto Arte no Dique e o Fundo Social de Solidariedade de Santos.

Entre os destaques dessa edição, está o show de lançamento do primeiro CD solo do músico Rafael Costa, mais conhecido como Bola, vocalista da Banda Zimbra. Também ocorre uma série de debates, palestras e workshops com nomes dos segmentos de cultura e comunicação, em parceria com a produtora Selo Criativo. “Nessa edição chegamos ao nosso auge de profissionais da Baixada como de outras cidades. E também esperamos atingir nosso maior público, que encontrará nessa data, inclusive, ótimas alternativas para presentearem suas mães na semana seguinte”, ressalta o produtor Heitor Cabral.

EXPOSITORES

O 6º Encontro de Criadores já tem confirmados os seguintes expositores: Moda: Ativa (moda masculina e feminina) linha + underground; Meus 3 pontos (pop store, loja no furgão); Soul Ser (produtos feitos com algodão orgânico); Bia que Fez (vestuário feminino exclusivo com conforto, estilo e criatividade); All Berg (vestuário masculino e feminino com diversas linguagens de outras culturas); Invictus (vestuário tropical masculino e feminino); e Lanai (marca criativa que passeia dos calçados ao vestuário com itens criativos e minimalistas).

Arte: A Forca (zines + colares) e Arthink (estúdio de tatuagem). Acessórios: Pantala (calçados produzidos sem nenhum tipo de produto com origem animal); Vis Design (colares, acessórios); Pé de Louro (marca sustentável de acessórios); Karina Murao Designer; Donas Florindas (acessórios focados no sereísmo); Zay Joias (joias produzidas em resina e com elementos geométricos). Decor; Piba Puppet (placas decorativas feitas com madeira descartada); Barbara Anderáos (lindas peças de cerâmica); Matriz (xilogravura em colaboração com artistas).

Gastronomia: Geleias Lowe (mais de 100 sabores de geleias artesanais com combinações incríveis e um sabor único); Vitta e Succhi (sucos naturais incríveis numa linda bike); Miss Docinho (doces, bolos e cafés numa charmosa food bike); Ui Not (culinária mineira); Smorrebrod (sanduíche aberto dinamarquês vegano) e Crazy Dude (food truck de hambúrguer/ lanches artesanais).
Mr Pie (tortas doces).

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 5 de maio
>> 16h – Bate-Papo sobre cultura, criatividade e outros papos com – José Virgílio Leal de Figueiredo
(Arte no Dique), Rodrigo Savazoni (Pr comum), André Azenha (Culturalmente Santista), Ludmilla Rossi (MKT Virtual e TIP) e Diego Brigido (Revista Nove Cidades). Cada convidado falará durante dez minutos, nos moldes do TED, e depois haverá roda de conversa com todos.
>> 18h – Apresentação de Monique da Rocha.
>> 20h – DJ
>> 21h – Batalha de Hip Hop (rimas)

Sábado, 6 de maio
>> 14h – Workshop Customização de Eco Bag, com Martha Baldan
>> 16h – Workshop Produção e Degustação de cervejas artesanais, com Lucas Bento, do Mucha Breja)
>> 17h – Apresentação do projeto Komboio Cultural
>> 18h – Workshop de Xilogravura, com Rachel Midori
>> 19h – Frida Julgadora
>> 20h – Jazz Big Band
>> 21h – Futuráfrica

Domingo, 7 de maio
>> 14h – Workshop de Gamification, com Danilo Costa -TIP/MKT Virtual
>> 16h – Workshop de Processo Criativo, com Cleber Boadilla – TIP/MKT Virtual
>> 16h – Show: Jazz de Roda
>> 18h – Show: Bola – Zimbra
>> 19h – Cabana Jack

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s