Documentário ‘Caiçaras – às Margens do Brasil’ será exibido em Santos

Por Catharina Apolinário

O GEEAC Conexões realizará no dia 10 de maio, às 17h, exibição do documentário ‘Caiçaras – Às Margens do Brasil’, produzido e dirigido por Guilherme Rodrigues, com participação da comunidade da Ilha Diana, de Santos. O documentário teve estréia no dia 1 de abril, em Ubatuba e chega à Santos. Após exibição haverá a roda de conversa. A apresentação acontecerá no auditório do Instituto do Mar, UNIFESP Baixada Santista (R. Carvalho de Mendonça, 144/Santos).

Na roda de conversa, Melissa Vivacqua (Doutora em Sociologia Política, da UFSC, e docente do Instituto do Mar), Rafael Arosa (Mestrando em Ciência Ambiental, de Procam/USP), Eduardo Hipólito (Caiçara e morador da Ilha Diana), Guilherme Rodrigues (cineasta e fotógrafo documental, da Universidade Belas Artes/Eslováquia) e Fernanda Terra (Doutora em Ecologia de Recursos Naturais, da UFSCAR).

Produzido e dirigido por Guilherme Rodrigues, o documentário foi gravado no litoral da região sudeste do Brasil, em toda a faixa em que a cultura caiçara está presente, com inicio em agosto de 2013 e lançamento em abril de 2017. Os caiçaras são populações tradicionais consideradas como parte da cultura crioula ou cabocla, fruto do aporte cultural dos europeus, negros e índios.

O modo de vida caiçara organiza a produção material, as relações sociais e simbólicas dentro de um determinado contexto espacial e cultural. Atualmente as populações sofrem diversas pressões devido a profundas transformações relacionadas a por exemplo: construção de rodovias, turismo de massa, políticas públicas conservacionistas e expansão imobiliária.

GEEAC Conexões

O evento será a inauguração das atividades do Conexões! O GEEAC Conexões é um grupo de estudos de educação ambiental e cultura inicialmente formado por estudantes de Ciências do Mar da Unifesp – Baixada Santista que se interessam em compartilhar experiências através do diálogo e da ação com viés socioambiental, cultural e coletivista a gerar análise da realidade a partir de princípios da educação ambiental buscando identidade por meio da arte e da política no aprendizado, de forma interdisciplinar a fim de contribuir ao desenvolvimento da humanidade com inclusão social, sustentabilidade e justiça econômica.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s