Programa Cubatão Sinfonia faz homenagem às mães com música dia 12

Por Morgana Monteiro

Os jovens do Programa Cubatão Sinfonia, projeto apoiado pela Copebras no município, vão homenagear as mães da cidade com muita música! Realizam duas apresentações recheadas de música clássica e popular, na escola estadual do núcleo e também na sede do Programa, ambos na Cota 200. No dia 12 de maio, às 15h, o destaque é para o Grupo Ritmo e Sons Cubatão Sinfonia na Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano (Rua Onze, s/nº). Alunos de percussão e sopros se apresentarão em quartetos, quintetos e em grupo, mostrando tudo o que aprenderam até aqui.

Já no sábado, dia 13, a proposta é diferente: serão realizadas atividades musicais e de expressão corporal especialmente para as mães dos alunos do Programa. A criançada finaliza com uma bela homenagem musical. Será a partir das 14h, na sede do Programa (Av. Principal, 1.016). O Programa é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão e conta com patrocínio da Copebras – empresa da CMOC International Brasil que possui operação de fosfatos -, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Tem, ainda, o apoio da Prefeitura de Cubatão e do Ministério da Cultura.

Cubatão Sinfonia

Criado para atender jovens de áreas de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina a prática de instrumentos musicais, canto coral e expressão corporal desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. O projeto é patrocinado pela Copebras, que – além do apoio financeiro – acompanha a evolução das atividades por meio de diagnósticos.

Hoje são quase 200 estudantes cadastrados que, além das aulas, compõem os grupos de câmara e Fanfarra da Escola Maria Helena. Desde 2012, possui o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o país. E desde o ano passado, o programa abriu os braços para outro projeto: a Orquestra Cubatão Sinfonia, onde são atendidos 40 jovens com até 21 anos de idade, jovens músicos divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão.

O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, desmitificando as diversas áreas musicais e formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. A formação conta com 20% dos alunos vindos do Programa Cubatão Sinfonia – que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade; 70% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais, ONGs, projetos culturais, escolas de música, conservatórios e estudantes de música de forma privada; e as demais, 10%, são de alunos-músicos suplentes, que atuam como estagiários.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s