Casa Martim Afonso passa por revitalização a partir deste mês

Por Prefeitura de São Vicente

Instalada numa edificação do final do século XIX, a Casa Martim Afonso passará por uma série de obras de revitalização a partir deste mês de maio. O imóvel histórico integrará o Circuito de Turismo Histórico e Cultural de São Vicente, juntamente com a Praça João Pessoa (onde ficam a Igreja Matriz, o Mercado Municipal e o Parque Cultura), Biquinha, Ponte Pênsil, Porto das Naus entre outros pontos situados no corredor.

Entre as intervenções no prédio, estão recuperação do telhado, reposição de calhas, reparos na fachada e manutenção da parte elétrica. A Casa continuará aberta à visitação durante os serviços. O prédio conta com dois espaços expositivos: a Casa de Madeira e a Casa do Barão de Piracicaba. Nos fundos da instalação, a Casa de Madeira abriga o Sítio Arqueológico Bacharel, onde se encontra a parede de pedra, datada do início do século XVI.

A estrutura fazia parte da casa do Bacharel Mestre Cosme Fernandes, construída entre 1516 e 1520, antes da chegada de Martim Afonso. A descoberta foi feita em 1997 em uma coleta de materiais para análise e foi o estopim para escavações no terreno, que foram retomadas em 2009 através da Secretaria de Cultura (Secult). Sob responsabilidade do arqueólogo Manuel Gonzalez, diversos materiais arqueológicos foram resgatados após dois meses e hoje compõem a exposição do local.

A Casa do Barão de Piracicaba foi usada a partir do que sobrou da residência de verão de Rafael Tobias de Aguiar Barros, de 1895. Inaugurada nos anos 2000, o espaço atualmente é utilizado para abrigar exposições de longa duração na parte superior. Entre o acervo, estão maquetes náuticas, quadros retratando a Vila de São Vicente. Na parte inferior, encontra-se o Centro de Documentação e Memória de São Vicente (CEDOM-SV), que guarda registros da Cidade como plantas de obras, mapas doados pela Secretaria de Obras Públicas e mais de 400 livros históricos.

Segundo o historiador e diretor de equipamentos culturais de São Vicente, Marcos Braga, a média de visitantes é de 500 pessoas por mês. A expectativa é que esse número aumente depois da revitalização e do Circuito de Turismo Histórico e Cultural. A Casa Martim Afonso (Rua Padre Manoel, 469 – Centro) é aberta à visitação de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s