Centenas de alunos de Cubatão participam da Semana Mundial do Brincar

Por Lincoln Spada

Com o tema ‘O brincar que encanta o tempo’, a Semana Mundial do Brincar (SMB) será celebrada pela Prefeitura de Cubatão com ampla programação na rede municipal de ensino entre os dias 22 e 26 de maio. Idealizada pela Aliança pela Infância, a SMB é realizada pela Secretaria da Educação em parceria das secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer.

Já na segunda-feira, às 9 e às 14 horas, a professora de música Sonia Onuki realizará a atividade ‘Brincando e Cantando’ para os alunos da UME Sofia Zarzur (Vila Fabril). Trata-se de uma vivência de musicalização para bebês e crianças, em que serão aplicadas ações lúdicas, como cantigas folclóricas e músicas-brinquedos – em que as canções levam a atividades de expressão corporal.

No Vão Cultural do Parque Novo Anilinas, também às 9 e 14 horas, é a vez do clown Marcus Di Bello encenar ‘Cuscuz com Maçã’, do Grupo Tescom, para os alunos da UME Estado do Acre (Cota 200) e UME Estado de Santa Catarina (Vila Esperança). No espetáculo circense, Marcus protagoniza improvisos misturando a musicalidade, danças e referências da cultura nordestina.

Por sua vez, às 9h30 e às 14 horas, a UME Estado do Maranhão (Vila Natal) recebe a contadora de histórias Nalva Leal, que abordará contos populares aos alunos da escola e também de salas da UME Aracy Esteves Soares Campos (Vila Natal). Ainda na segunda-feira, às 15 horas, a mostra de minimetragens infanto-juvenis do Festival do Minuto, em itinerância na Biblioteca Professor João Rangel Simões, será voltada em sessão fechada para alunos da rede municipal.

No decorrer da semana, há a nova edição do projeto ‘Viva a Música!’. A Banda Marcial de Cubatão apresentará temas de desenhos animados e filmes infantis para os alunos da UME Jayme João Olcese e Marte Josete Impalea (ambas no Centro). O concerto didático será na quarta-feira (dia 24), às 14h30, no Bloco Cultural da Cidade (Praça dos Emancipadores).

A semana continua com mais ações na sexta-feira (dia 26). No Bloco Cultural, às 14h30, alunos da UME Dilce Ferreira Campos, UME Jayme João Olcese (ambas no Centro) e UME Estado do Alagoas (Pinhal do Miranda), recebem o espetáculo ‘A Famylia Monstro’, do grupo A Peste – Cia de Teatro Urbano, por meio do Circuito Cultural Paulista, programa estadual gerido pelo Governo Estadual via Secretaria de Cultura com a APAA – Associação Paulista de Amigos da Arte.

Em tom de comédia, a montagem faz uma homenagem aos mitos e lendas de monstros do Ocidente, que esses foram pessoas ingênuas, com medo de se adaptar ao mundo real. E em seguida, a partir das 15h30, as centenas de alunos continuarão na Praça dos Emancipadores, onde haverá atividades de movimento, conduzidas pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s