Rinascita de Música Antiga se apresenta na Biblioteca de Cubatão

Por Morgana Monteiro

Uma viagem por períodos antigos como os séculos XV e XVI, por países como a Itália, França e Espanha. É isso que o Grupo Rinascita de Música Antiga vai proporcionar nesta quarta-feira (31), às 10h, na Biblioteca Central de Cubatão (Av. Nove de Abril, 1.977), com entrada franca.

Para esta oportunidade, o repertório inclui: “Sentomi la Formicula” (Fillipo Azzaiolo – século XVI); “Ave Maria” (compositor anônimo, século XVI); “Je ne l’ose dire” (Pierre Certon – século XIV; “Come Again! Sweet Love” (John Dowland); “Je me levé” (compositor anônimo); “Estas noches a tan largas” (compositor anônimo); “Cu-Cú” (Juan del Encina).

A música renascentista, também chamada de Música Antiga, é um estilo peculiar que reproduz a arte de uma época muito distante de nós, porém, ser perder o charme. “A música que apresentamos retrata os séculos XV, XVI, um período na Europa em que as canções serviam para divertir a comunidade tanto nos castelos quanto nas ruas”, afirma Fabrício Leite, diretor artístico do Grupo. O passeio musical pela antiguidade vai levar o público para países como a Itália, França e Espanha.

A programação inicia uma série de concertos do Rinascita no local que acontecerão toda última quarta-feira do mês. O objetivo é proporcionar uma atividade lúdica e cultural para os frequentadores do espaço. “As bibliotecas da cidade estão de portas abertas para a formação e fomento da Arte em nosso município. É um grande prazer receber em nossa casa um grupo tão tradicional de Cubatão como o Rinascita”, disse Daniela da Guarda, chefe das Bibliotecas da cidade e Arquivo Histórico.

O Grupo Rinascita é o único da região a apresentar essa musicalidade de época, com grande número de integrantes. Fabrício Leite destaca que a equipe executa um repertório que é fruto de muita pesquisa: “Todas as partituras são resultado de muito estudo e retratam fielmente, por meio da música, uma época diferenciada da nossa e por isso o som do Rinascita é tão peculiar”.

O Grupo executa músicas dos períodos renascentista, barroco e medieval e os integrantes utilizam réplicas de instrumentos de época como a guitarra barroca, alaúde, violoncelo barroco, conjunto de flautas doces, viola da gamba, percussão de época, entre outros. Além dos instrumentos musicais, os artistas também utilizam a voz para interpretar algumas canções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s