Sarau ‘Um Autor na Ciranda Poética’ conta com obras de Antonio Cícero

Informações de Clara Sznifer e Itaú Cultural

O escritor Antonio Cícero é o homenageado na nova edição do sarau ‘Um Autor na Ciranda Poética’. O evento gratuito será realizado no próximo dia 3 (sábado), às 15h30, na Aliança Francesa de Santos (Rua Rio Grande do Norte, 96/Santos).

A coordenação literária é de Clara Sznifer, sendo que a organização e a execução musical é de Roberto Soares. No evento apoiado pela Aliança Francesa, haverá vídeos, documentários, leitura de poemas e canções.

Homenageado

Antonio Cicero Correia Lima (Rio de Janeiro, RJ, 1945). Poeta, filósofo, ensaísta e compositor. Inicia os estudos na sua cidade natal, mas, em 1960, muda-se com a família para Washington, Estados Unidos, onde conclui o curso secundário. De volta ao Brasil, ingressa no curso de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O contexto político brasileiro,1 no entanto, o leva novamente ao exterior. Transfere-se para Londres, em 1969, onde conclui a graduação em filosofia. Em 1976, volta aos Estados Unidos para realizar curso de pós-graduação.

A partir do fim da década de 1970, destaca-se como compositor no cenário da música popular e rock nacionais, tendo canções gravadas por artistas como Zizi Possi (1956), Maria Bethânia (1946) e, principalmente, por sua irmã Marina Lima (1955). No início dos anos 1990, organiza, junto com Waly Salomão (1943-2003), o Banco Nacional de Ideias, composto de ciclos de palestras e debates. O Banco traz ao Brasil, entre 1991 e 1993, artistas e intelectuais como o poeta catalão Joan Brossa (1919-1998), o filósofo alemão Peter Sloterdijk (1947) e o poeta norte-americano John Ashbery (1927).

Em 1995, Antonio Cícero publica O Mundo Desde o Fim, livro que reúne ensaios filosóficos. No ano seguinte, edita o primeiro volume de sua poesia, intitulado Guardar. A partir da década seguinte, volta a publicar ensaios na área da filosofia (centrados em seus estudos sobre estética e filosofia da arte) – Finalidades sem Fim (2005), Poesia e Filosofia (2012) – e novas coletânea de poemas – A Cidade e os Livros (2002) e Porventura (2012).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s