No saguão municipal, Cia de Dança de Cubatão apresenta coreografias premiadas em NY

Por Morgana Monteiro

Foram 20 horas de viagem de Nova York até São Paulo em um vôo cheio de escalas. Mas nem o cansaço impediu que os bailarinos da Cia de Dança de Cubatão se apresentassem para a comunidade que os recebeu com muitas palmas. Na tarde desta terça-feira (13), a equipe apresentou duas das coreografias premiadas no Festival Valentina Kozlova no saguão do Paço Municipal: o dueto “Apenas…”, medalha de ouro, e o conjunto “Implexis”, prata na competição.

Com um total e 6 medalhas entre ouro, prata e bronze, a Cia de Dança de Cubatão sagrou-se como uma das equipes mais premiadas do Festival Internacional. Nesta disputa foram mais de 300 coreografias inscritas e 38 classificadas para a Gala, que é a noite de premiação. O prefeito Ademário Oliveira agradeceu a presença e a dedicação dos bailarinos, destacando a importância da conquista.

“Se um artista quer ser reconhecido nacionalmente, ele vai pra São Paulo. Quer ser conhecido mundialmente? Siga para Nova York. Nessa linha posso afirmar categoricamente que Cubatão foi projetada para o mundo. Obrigado, Cia de Dança de Cubatão. Vocês, artistas, são fruto de planejamento, de muito empenho e dedicação”.

Vale lembrar que as outras duas coreografias da Cia que competiram em NY também receberam prêmios: 3º lugar para o solo feminino “Efêmero” e para o solo masculino “Por quê?”. A bailarina Flávia Sá, que criou as quatro montagens classificadas pro festival também conquistou medalhas, sendo prata em “Implexis” e bronze em “Apenas…”. Desta vez, a Cia apostou em coreografias intimistas de Dança Contemporânea, mostrando a versatilidade da equipe.

Todos os artistas receberam certificados e troféus da Prefeitura de Cubatão pela participação e ótimos resultados no Festival: os bailarinos Beatriz Pinheiro, Claudionor Alves, Isabela Maria, Isabella Oliveira, Jey Santos, Karyne Dantas, Raphael Santos e Yasmin Matos, além dos coreógrafos Zeca Rodrigues e Flávia Sá, e da diretora artística Vanessa Toledo.

Independentemente do resultado, a diretora da equipe afirma que dançar no coração de Nova York já foi um grande sonho realizado. “É realmente incrível entender onde chegamos. E sabemos o quanto batalhamos para estar em NY. A participação no Festival, as medalhas, o reconhecimento de todo trabalho que temos feito com tanto carinho, tudo é prêmio. Estamos imensamente felizes”, disse Vanessa.

O secretário de Cultura e Educação, Raul Christiano, destacou o forte trabalho realizado pela Cia que integra os Grupos Artísticos de Cubatão. Uma força cultural que movimenta a cidade por meio de seus mais de 300 artistas entre bailarinos, músicos, cantores e equipe técnica. E enalteceu a conquista: “A Cia de Dança não representou apenas Cubatão neste Festival, mas o Brasil. Representamos este País de maneira muito eficiente”, afirmou o secretário.

Para chegar até os EUA, a Cia de Dança de Cubatão contou com apoio da Prefeitura e da empresa Top Viagens para concretizar o sonho artístico e, desde o início do ano, realizou ações como festas, workshops, apresentações, rifas e livro-ouro para arrecadar a verba. O Valentina Kozlova é um dos festivais mais reconhecidos do planeta.

Funciona como uma grande vitrine para todo artista. Prova disso foi o convite que a Cia recebeu para participar da Gala do Grand Prix Brasil, promovido pelo Miami City Ballet, em janeiro de 2018. Obter reconhecimento pelo ofício é apenas o início da jornada da Cia. A próxima parada acontece em julho, no Festival de dança de Joinville – o maior do mundo no gênero competição – quando a Cia disputa a Mostra Competitiva com a coreografia “Amores Crônicos”, de Zeca Rodrigues.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s