Projeto Querô na Escola alcança 100 mil inscritos no YouTube

Por Ivan de Stefano

Usar o cinema para estimular o interesse ao ensino, abordando temas estudantis além de questões sociais e do universo juvenil. Essa é a proposta do projeto Querô na Escola, realizado pelo Instituto Querô desde 2010, levando oficinas de cinema às escolas públicas e ensinando os alunos a produzir curtas-metragens. Todos os vídeos são postados no canal http://www.youtube.com.br/queronaescola que chega a marca de 100 mil inscritos e mais de 21,5 milhões de visualizações.

“O audiovisual já faz parte da rotina desses jovens, que consomem vídeos e fotos diariamente nos celulares, criando o próprio conteúdo. Pelo Querô na Escola, percebemos que quando o audiovisual é aliado da educação, levando aos alunos ferramentas das quais se identificam, criamos conteúdo audiovisual feito por eles, estimulando debates sociais e buscando melhores relações do aluno com a escola”, explica a produtora do projeto, Antoniela Couto Lorenço.

O projeto começou em 2010 em Santos e atualmente acontece em Cubatão, com o patrocínio da Copebras-CMOC desde 2013. Com 167 filmes produzidos, mais de 4500 alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão já participaram. Todos os filmes são postados no canal do youtube, alcançando números impressionantes como a marca de 5 vídeos com mais de 1 milhão de visualizações. Entre eles, o curta “O Mundo Dá Voltas”, feito pela UME Rui Barbosa (Cubatão/SP), que sozinho possue mais de 5 milhões de visualizações.

“Visitamos as escolas com o objetivo de produzir filmes que abordem questões sociais e do universo juvenil, para que possam ser usados na escola. Saber que os vídeos conquistam espaços além das salas de aula nos mostra que estamos no caminho certo, tornando a educação ainda mais atrativa com a ajuda dos próprios alunos”, explica o coordenador de projetos do Instituto Querô, Claudio Maneja Jr.

Somente neste primeiro semestre de 2017, foram cerca de 10 milhões de visualizações no canal e mais de 14 milhões de minutos exibidos. Além do canal, o projeto também pode ser acompanhado pelo facebook (www.fb.com/queronaescola) e instagram (@quero.naescola).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s