Confira a programação da 1ª Semana de Fotografia de São Vicente

Por Foto Clube O Frame

No 6º aniversário do Frame comemoramos com a Iª Semana de Fotografia de São Vicente. Porque você participaria deste evento? Para aprender, ter novas ideias, fazer novos amigos e concorrer a brindes.

Durante essa semana serão várias atividades, oficinas, workshop, intervenções artísticas, exposição fotográfica e a feira de negócios. Mas o foco principal é possibilitar novos caminhos, despertar um novo olhar sobre a fotografia e seus diversos segmentos, fomentar a arte, promover a fotografia como instrumento de comunicação, expressão social e cultural.

Participe do “FOTROCA” , criado pelo fotógrafo Ricardo Bissera, o evento promove encontros periódicos entre amadores e profissionais da fotografia para troca de obras e experiências. Os participantes levam uma fotografia de sua autoria (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20X30 cm), assistem a uma palestra com duração média de 1h30 e encerram o evento com sorteios das fotos selecionadas entre os inscritos e livros de fotografia (quando disponível).

As intervenções artísticas acontecerão no sábado e domingo, com apresentação de profissionais do circo, maquiagens artísticas, entre outras atrações. O evento será realizado no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente – Casa do Barão, na Rua Frei Gaspar 280, Centro – SV

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração)

Dia 17/07 – 19 horasA abertura do evento com homenagem ao fotógrafo Théo Grahl Trindade.

Dia 18/07 (terça) – 13:00 as 14:00 horas – Documental
Os assuntos abordados serão o uso da fotografia no tratamento de animais no Centro de Triagem e Recepção de Animais Marinhos; foto identificação em projetos de conservação de fauna e usos diversos da fotografia no ramo da biologia, tanto para pesquisa quanto para lazer. Mediador(a): Matheus Conte Pereira. Tempo de apresentação: 1 hora | Vagas limitadas: 20 pessoas | Faixa etária: a partir de 16 anos | Contato E-mail – matheus.pereira@gremar.org.br – matcp@hotmail.com | Telefone: (19) 99243-4795; (13) 99616-3107 | Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 18/07 (terça) – 14:00 as 17:00 horas – Mobgrafia
A Oficina de Mobgrafia traz, de forma prática, a utilização de smatrphones na captura de imagens, utilizando o celular como uma câmera fotográfica eficaz para cenas do cotidiano. Mediador(a): Marcos Rogério Meneghessi. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). | Vagas limitadas: 20 pessoas | Faixa etária: a partir de 16 anos | Contato: E-mail marcosrogerio@marcosrogerio.com.br | Telefone: 13-98167-5098 | Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 19/07 (quarta)– 14:00 as 18:00 horas – Fotografia social
Resumo dos assuntos que serão abordados: Fotografia de casamento; Fotografia de debutantes; Técnicas de direção em ensaios de casais e femininos. Como ser criativo e respeitar as tradições Emoção x Produzido. Do making of da noiva à balada (Técnicas simples para utilizar durante todo o roteiro do evento). Oficina (colocando em prática). Mediador(a): Juliane Garbes. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). | Vagas ilimitadas | Faixa etária: a partir de 16 anos | Contato E-mail – Juliane.garbes@gmail.com | Telefone: 13-996882244 / 13-33552636 | Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 19/07 (quarta) – 17:00 as 20:00 horas – Fotografia de espetáculos.
Os assuntos abordados serão a análise da iluminação do espetáculo, ética e conduta do fotógrafo. Mediador(a): Flávio Hopp. Tempo de apresentação: 3 horas | Vagas limitadas: 20 pessoas | Faixa etária: a partir de 16 anos | Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 20/07 (quinta)– 14:00 as 17:00 – Fotografia publicitária.
Resumo dos assuntos que serão abordados: Mercado, técnica, estética, produção e relacionamento com agências. Mediador(a): Gino Pasquato. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). Vagas limitadas: 30 pessoas. Faixa etária: a partir de 16 anos. Contato: e-mail: ginophoto@uol.com.br. Telefone: 13 32228732 | Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 20/07 (Quinta) -18:00 as 21:00 – Fotografia Urbana Imersiva.
O workshop oferece aos participantes conhecimentos e práticas sobre a linguagem e a estética afetiva da fotografia urbana de imersão, com foco na expansão criativa da imagem panorâmica, esférica e em 360°, a partir do ensaio cine fotográfico “Verticidades”, realizado pelo cineasta e jornalista Eduardo Ricci, instrutor do workshop. Serão trabalhadas informações sobre os conceitos e técnicas essenciais para o registro imersivo com o uso de câmera 360°, com tecnologia 4K, celular ou tablet. Mediador(a): Eduardo Ricci. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). Vagas limitadas: 30 pessoas | Faixa etária: a partir de 16 anos | Contatos: Tel.: (13) 982 304 599 | E-mail: cinericci@yahoo.com.br | Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 21/07 (sexta)– 14:00 as 17:00 – Tratamento de imagem
Resumo dos assuntos que serão abordados: Na oficina será abordado todo o fluxo de trabalho com o programa, incluindo: Importação de Fotos. Organização com pastas, coleções, filtros, palavras-chave e metadados. Tratamento de imagem com a revelação. Criação, utilização, importação e exportação de predefinições (presets). Exportação de fotos para o computador, e para as redes sociais. Mediador(a): Dorigley Ferreira. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). Vagas limitadas: 30 pessoas. Faixa etária: a partir de 16 anos. Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

21/07 (Sexta) – 19:30 as 22:30 – Fotografia Autoral
O processo criativo do autor, que envolve ainda a descoberta do tema a ser fotografado, a produção, a edição e até mesmo as formas de publicar seu trabalho em diversas plataformas. Mediador(a): Rodrigo Montaldi. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). Vagas limitadas: 30 pessoas. Faixa etária: a partir de 16 anos. Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 22/07 (sábado) – 10:00 as 13:00 – Fotografia still
Fotografia de still é fotografar objetos sem movimento. Utilizada pela publicidade, marketing, importância para vender produtos na web em e-commerces e redes sociais, na criação de catálogos e todo tipo de material impresso. Oficina com ênfase em fotografia de joias e bijuterias. Mediador(a): Ivy Freitas. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). Vagas limitadas: 30 pessoas. Faixa etária: a partir de 16 anos. Contato: e-mail ivy.freitas@hotmail.com. Telefone: 13.98165-6676 / 11.99865-9172. Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 22/07 (sábado) – 14:00 as 17:00 Fotografia esportiva
Resumo dos assuntos que serão abordados: A profissão, dicas de equipamento, posicionamento, ângulos, iniciação, ética, mercado, estádios, aonde ir, quem procurar e transmissão. Mediador(a): Ivan Storti. Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário). Vagas limitadas: 30 pessoas. Faixa etária: a partir de 16 anos. Investimento 1 lata de achocolatado ou leite em pó.

Dia 23/07 (domingo) – 14:00 as 17:00 – Fotroca
É o FOTROCA, uma iniciativa dos fotógrafos Ricardo Biserra e Monica Borges, que promove encontros periódicos entre amadores e profissionais, em locais diversos da capital paulista.
Evento que promove encontros periódicos entre amadores e profissionais da fotografia para troca de obras e experiências. Uma iniciativa dos fotógrafos Ricardo Biserra e Monica Borges. Nos encontros, sempre gratuitos, os participantes levam uma fotografia de sua autoria (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20X30 cm), assistem a uma palestra com duração média de 1h30 e encerram o evento com sorteios das fotos selecionadas entre os inscritos e livros de fotografia (quando disponível). Tempo de apresentação: tempo necessário. Vagas ilimitadas. Faixa etária: a partir de 16 anos. Contatos: ricbiserra@gmail.com, fotroca@gmail.com.

Dia 22 e 23/07
Feira de negócios e as intervenções artísticas com apresentação de maquiagens artísticas, profissionais do circo, entre outras atrações. Horário: 10:00 as 17:00 horas. Parceiros: IHGSV – Instituto Histórico e Geográfico de SV; Conselho Municipal de Politica Cultura de SV; Onfoccus Publicações e Serviços de Internet; Teleférico de São Vicente; Escola de Voo Dinâmica do ar; Releva Fotos de São Vicente; Help Fest – Miriam – coquetel de abertura; NJ Comunicação Visual – Nicolau; Casa do Capeletletti – Adriano Adiala.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s