Sesc Santos apresenta exposição de fotografias de Renata Castello Branco

Com mais de 40 fotos a exposição Comunidades da Serra do Mar traz o último trabalho da fotógrafa paulista Renata Castello Branco, falecida no último dia 27 de março. A mostra tem como curadora de Rosely Nakagawa e estará no Sesc entre 9 de junho e 30 de agosto na Rua Conselheiro Ribas, 136, Santos.

01Iniciado em 2013, o trabalho de Renata Castello Branco com as comunidades da Serra do Mar levou dois anos para ser concluído. Visitando os bairros cotas, em Cubatão, na Serra do Mar em São Paulo, Renata traçou um retrato íntimo e profundo dos moradores desses bairros, bem como as transformações que foram ocorrendo ao longo desses anos como, por exemplo, a transferência dos habitantes das Cotas 95 e 400 para conjuntos habitacionais em Cubatão (esses moradores se localizavam em área de risco, poluição de mananciais ou dentro da reserva da Mata Atlântica) e o processo de reurbanização que ocorre na Cota 200.

Os bairros cotas originalmente eram assentamentos criados para os trabalhadores envolvidos com a construção da rodovia Anchieta, iniciada em 1939 e que, em sua maioria, foram trazidos de Minas Gerais e do Nordeste. Após o término da construção, vários deles permaneceram nas cotas e acabaram sendo absorvidos pelas indústrias de Cubatão.

02Nascida em São Paulo em 1955, Renata se especializou em retratos, tendo feitos diversos trabalhos para políticos conhecidos além de se dedicar também a nus e fotografia de viagem. Em 2008, produziu seu primeiro trabalho autoral chamado Heliópolis, no qual mostra uma coletânea de retratos feitos pelas ruas da favela.

Em 2012 produziu outro trabalho autoral, mas com a comunidade de Paraisópolis, onde ela fotografou o interior de 100 casas e desse trabalho se originou ‘Paraisópolis – Uma Cidade Dentro da Outra’ além de uma exposição. ‘Comunidades da Serra do Mar’ foi uma de suas últimas produções e agora ganha sua exposição no Sesc Santos. No dia 27 de março deste ano descobriu um tumor na cabeça e veio a falecer aos 59 anos de idade.

*Matheus José Maria

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário