Mercado do futebol, igualdade racial e favelas pautam FESTA 57 nesta terça

O FESTA 57 – Festival Santista de Teatro propõe nesta terça-feira um cardápio de espetáculos cênicos que refletem sobre os problemas do cotidiano brasileiro. Com o tema ‘Fomento’, o festival mantém atividades gratuitas e é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista.

A praça do Posto 2, às 16 horas, recebe o espetáculo santista ‘Essa Partida não será Televisionada’, da Cia do Elefante. De autoria coletiva e direção de Marcus Di Bello, a peça conta com os atores Alessandra Santana, Alex Lopes, Felippe Alves, Flávia Simões, Jamili Limma e Kaylane Souza. Na trama, um paralelo entre o futebol e o dia a dia do cidadão, expondo questões sociais e fazendo apontamentos ao processo de mercantilização do esporte mais popular do país.

Já a Vila do Teatro (Praça dos Andradas), às 19 horas, conta com ‘Barraco Nº 9 – Projeto Quarto de Despejo’, da Oficina do Imaginário. A direção é de Paula D’Albuquerque e o grupo é formado por Carolina Stahnke, Deia Oliveira, Juliana Damázio, Mayara Peres, Pri Calazans, Sarah Antunes e Thays Luz. Trata-se de um sarau de samba inspirado no livro ‘Quarto de Desejo: Diário de uma Favelada’, que registra em papéis o que uma catadora não descartava, além de retalhos de textos relacionados, como depoimentos, dissertações e letras de música.

Na Casa da Frontaria Azulejada, às 20 horas, é a vez de ‘{Entre}’, do Coletivo Negro. A dramaturgia é de Jé Oliveira, direção de Raphael Garcia e tem os atores-criadores Flávio Rodrigues, Jefferson Matias, Jé Oliveira e Thaís Dias. Na peça, um conjunto habitacional reúne os dramas e relações de uma mulher grávida abandonada, um pai que deseja voltar à família, um filho que busca sua identidade e um médio que retorna à cidade natal para se reencontrar com seu passado.

A programação neste dia retorna à Vila do Teatro, às 21h30, com a roda de conversa ‘Da vida ao palco: racismo e blackface no Brasil da democracia racial’. Na Mesa, estarão ativistas e artistas: André Leandro, Brenda Barbosa, Cleyton Nascimento, Débora Maria da Silva, Joyce Farias, Palloma Santos e Sandro Bueno.

Depois do bate-papo, todos serão convidados junto ao público do festival para festejar a Festa do Riscado, com o DJ Silvio Luiz e Sandro Bueno. Confira a programação em: fb.com/festivalsantistadeteatro e movimentoteatraldabaixadasantista.blogspot.com.

Tema

O FESTA 57 – Festival Santista de Teatro é o festival de artes cênicas mais antigo em atividade do Brasil, reconhecido pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito da Cultura. Este ano, o evento conta com o tema ‘Fomento’, convide o público a refletir sobre a importância de uma lei de iniciativa popular para um Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de Santos, seguindo o modelo da capital paulista.

FESTA 57

O festival é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural. O evento com apoio da Prefeitura de Santos e do Sesc além de parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro, Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, Rede Brasileira de Teatro de Rua, Vila do Teatro, Diário do Litoral, Escola de Samba União Imperial, Movimento Mães de Maio, Fundação Arquivo e Memória de Santos e Curta Santos.

*Lincoln Spada

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário