TEP/Unisanta estreia ‘Uma Condessa, Uma Cigana, e o Amolador de Facas’

“Depois de um longo tempo de pesquisa, de uma série de leituras dramáticas, chegamos não ao fim, mas sim a uma nova etapa de nosso processo”, diz o ator Tales Ordakji sobre a estreia do texto teatral ‘Uma Condessa, Uma Cigana, e o Amolador de Facas’, nesta quinta-feira (dia 30), às 20h30. O ingresso da montagem do TEP/Unisanta (Teatro Experimental de Pesquisas) será 1 Kg de alimento não-perecível, que será doado ao Gapa – Grupo de Apoio à Prevenção à Aids.

Em tom cômico, acentuado pela tônica melodramática adotada pela montagem, o espetáculo convida à uma reflexão sobre os limites entre a sanidade e a loucura, trazendo em si signos que possam nos remeter tais circunstâncias, além dos apontados pelo texto, como os denunciados pelos figurinos que alardeiam as paixões “insanas” e barrocas de Arthur Bispo do Rosário, as interpretações cubistas dos atores a se perder em labirintos urbanos, a maquiagem em tons de farsa criada pelo artista Fernando Pompeu, e a quase ausência de diálogos – concórdia – tão presentes nestes nossos tempos intolerantes.

A montagem traz entre suas premissas as idéias de rever a nossa história e a de homenagear os precursores do Rádio Santista, com acento especial à rádio novelista vicentina Ivani Ribeiro, cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano. Ivani foi uma das primeiras mulheres no Brasil a escrever novelas para o rádio, uma verdadeira pioneira, tornando-se, através de sua reconhecida obra, referência para a nossa dramaturgia.

Para sua consequência, aborda uma série de vertentes do teatro contemporâneo, de forma a se estabelecer em uma narrativa não linear, onde os fatos se embaralham pelos labirintos das recordações, conformadas nos depoimentos dos atores em seus momentos de revelações.

FICHA TÉCNICA
Texto original e direção: Gilson de Melo Barros. Assistência de direção – Bárbara Brawn.
ELENCO: Silvio Roupa, Lindalva Parolini, Cícero Pinto, Gabriela Santana, Bárbara Brawn, Kleber Fernando, Daniel Sette, Tales Ordakji, Isabelle Aparecida.
CONSTRUTIVO: Fisiologia do movimento e Estônia – Arlaine Gomes Andrade Silva. Preparação vocal e Arranjos – Kleber Fernando. Maquiagem – Fernando Pompeu. Figurinos, Cenografia e Sonoplastia – O grupo / Laboratórios de Criação. Fotos – Denise Braga. Design gráfico – Márcia Okida. Secretaria – Tales Ordakji Divulgação – Valdirene Cler / ASSECOM Unisanta. Realização – Teatro Experimental de Pesquisas. Apoio Cultural e Logístico – Universidade Santa Cecília.

*Tales Ordakji

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário