Praça dos Andradas se torna na Praça dos Artistas durante o FESTA 58

A Praça dos Andradas é um dos espaços públicos mais importantes da história de Santos. O antigo Campo da Chácara do século 19 foi se tornando no epicentro dos debates políticos e eventos pró-república com a instalação da então Câmara de Santos no atual Centro Cultural Cadeia Velha. Na mesma praça, foi erguido o Teatro Guarany como palco do movimento abolicionista, reerguido na última década. O local também desde 2011 mantém a Vila do Teatro, espaço de ocupação pública de coletivos de teatro, circo e música, mantendo ações em diálogo com movimentos sociais e artísticos.

Com essa larga história, a Praça dos Andradas se torna nesta primeira semana de setembro (dias 1º a 7) na Praça dos Artistas, enquanto sede de toda a programação gratuita do FESTA 58 – Festival Santista de Teatro. Com o tema ‘Que Democracia Queremos?’, as mais de 30 atividades do festival do Movimento Teatral da Baixada Santista tratam desde reflexões sobre o panorama político até os dilemas contemporâneos da sociedade.

0“A democracia que queremos é a democracia dos trabalhadores, através de suas próprias organizações. Uma democracia em que cada um que participa das decisões sobre o destino do conjunto da sociedade esteja de fato em pé de igualdade com todos os outros”, argumenta o ator Vinícius Camargo, da Cia Animalenda de Itanhaém. Do grupo santista Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses, o artista Sidney Herzog aponta: “A democracia que queremos é a participativa que da a população o real direito de escolha sobre qualquer decisão a ser tomada”.

Por sua vez, o diretor teatral Jair Moreira do grupo vicentino Teatro No Quintal comenta: “Defendemos uma democracia laica. Uma democracia que garanta, de fato, o respeito à liberdade humana, em que o povo seja prioridade e não os bens privados e seus lucros”. Assim, “o povo deve ser protagonista de sua história, que sua voz seja ouvida, que seus princípios fundamentais, seus direitos básicos de cidadão e o respeito à toda e qualquer manifestação no tocante à valorização da dignidade da pessoa humana sejam observados, garantidos e atendidos”, finaliza o diretor teatral Gerson Rodrigues, do Teatro Elipsoidal de Guarujá. Mais informações: fb.com/festivalsantistadeteatro.

*Lincoln Spada

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

2 comentários em “Praça dos Andradas se torna na Praça dos Artistas durante o FESTA 58”

Deixe um comentário