Maracatu Quiloa realiza mostra cultural; confira a programação

Por Prefeitura de Santos

Cultura popular brasileira com raízes africanas, o maracatu será celebrado na Mostra de Arte do 14º Cortejo Quiloa. A programação, que busca oferecer mais espaço para a reflexão e perguntas sobre essa manifestação cultural originária de Pernambuco, teve abertura nesta quarta-feira (13). A mostra tem apoio da Prefeitura e do Sesc Santos. O encerramento, que terá o já tradicional Cortejo do Quiloa, está marcado para domingo (17), às 15h, na Praça Mauá, no Centro Histórico. O dia ainda conta com os sets dos DJs Nanne Bonny e Lufer, além da participação do grupo percussivo Afro Calunga.

O Quiloa Maracatu é o primeiro grupo de maracatu da Baixada Santista, fundado em 5 de outubro de 2003. Fomenta as artes por meio de pesquisas, estudos, intercâmbios e produção cultural. Produz desde 2006 a Mostra de Arte e Cortejo Quiloa, além de atividades formativas como oficinas de dança, música, culinária, adereços, artes plásticas e mostras culturais. Abrange crianças, jovens e 3ª idade. O Quiloa tem fortes ligações com a Nação do Maracatu Encanto do Pina e com a Nação do Maracatu Porto Rico, ambas de Pernambuco, e é o primeiro maracatu de fora do estado pernambucano a participar dos carnavais de Recife e Olinda.

Sexta-feira (15/fev)
> 9h – Polo Escola – Quiloa Maracatu;
> 18h – Polo Quiloa Porto (Av. Mario Covas, 2414, Estuário) – DJ Nanne Bonny, Dani Castor, Monica Santos e Batuque da Goiabeira;

Sábado (16/fev)
> 10h – Polo Vila Sapo (R. República do Equador, 148, Ponta da Praia) – Quiloa Maractu Mirim
> 14h – Sesc Santos (R. Cons. Ribas, 136, Aparecida) Baque Coletivo com participação de Deivison Santana e Aurélio Prates
> 18h – Polo Quiloa Porto – DJ Gleds e Esquerdantina

Domingo (17/fev)
> 16h – Praça Mauá – Programação com DJ Nanne Bonny; Que Bloco é esse?; 14º Cortejo Quiloa; Grupo Percussivo Afro Calunga; DJ Lufer; e Firma o Ponto.

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário