Entrevista: Odair Dias e a futura Casa do Hip Hop dia 30 no Guarujá

As artes urbanas terão um lar em Guarujá no dia 30 de junho. Trata-se da Casa do Hip Hop, morada pública a ser entregue na Rua Duque de Caxias, 470, em Vicente de Caravalho. O espaço próximo à Favela do Caixão “será um local para cursos, um estúdio musical e a gente vai mobilizar discussões de políticas de juventude e de igualdade racial”, afirma o secretário municipal de cultura, Odair Dias Filho.

A inspiração veio com os espaços coletivos sugeridos pelo Prêmio Cultura Hip Hop da Funarte de 2014. Na época, a administração municipal planejou lançar a Usina do Hip Hop da Baixada Santista ainda em dezembro, mas a inauguração seguiu para este semestre.

Segundo Odair, a casa oferecerá cursos do segmento – grafite, DJ e rimas – e um estúdio para gravação de bases de CDs para artistas da cidade. A curadoria para a seleção dos artistas a produzirem as faixas deve ser feita pelos próprios músicos junto da secretaria da Cultura.

“A ideia é dar o suporte para a música negra, para o samba de raiz, o hip hop. O movimento tem muita força na Baixada Santista e a gente sabe que a desigualdade tem cor no Brasil”, continua o gestor. “É importante trazer essas discussões sociais para dentro da casa, como a violência urbana, igualdade racial, maternidade precoce e questões de gênero”.

Ao longo do ano, o político deseja que o equipamento cultural se consolide e que arrecade verbas para um edital de reprodução e lançamento de CDs de diversos estilos musicais.

*Lincoln Spada

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário