Gibiteca de Santos é objeto de estudo em universidade

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5) foi escolhida para ser objeto de estudo realizado pelos alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Santos (Unisantos). Segundo a professora Neusa Lopes Vicente, uma das coordenadoras do projeto, a ideia é que os alunos possam ter um cliente real para desenvolver um trabalho que resultará na produção de material em áudio, vídeo e impresso, que possa ser adotado como veículo de divulgação.

Para o coordenador da Gibiteca, Fábio Tatsubô, o convite da universidade mostra a importância do trabalho desenvolvido nos últimos três anos. “Temos alcançado alguns objetivos como a formação de público e o fomento à leitura dos quadrinhos, mas ainda queremos ir além, transformando a Gibiteca de Santos numa referência nacional”.

Desde 2013 o local, destinado aos amantes dos quadrinhos da cultura pop, abriu as portas para inúmeras atividades gratuitas como oficinas, exposições e rodas de bate-papo, chegando à marca de 188 eventos realizados no equipamento durante o ano passado. Nos últimos dois anos já passaram pela Gibiteca autores e artistas como Laerte, Fernando Gonsales, Gustavo Duarte, Laudo Ferreira, Marcatti e Ivan Reis, entre muitos outros.

O Baú da Gibiteca, projeto que tem como objetivo incentivar a leitura através da doação de quadrinhos para locais em que existe pouca oferta deste tipo de publicação, é outro destaque das empreitadas produzidas pela equipe. No final do ano passado, a Gibiteca recebeu o Troféu Angelo Agostini, concedido pela AQC – Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, na categoria ‘Contribuição ao Quadrinho Nacional’, o chamado Prêmio Jayme Cortez.

*Prefeitura de Santos

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário