Oficina promove Turismo Cultural ao explorar obras literárias sobre Cubatão

Com o objetivo de difundir o turismo cultural no município, a Secretaria de Turismo de Cubatão promoverá em setembro e outubro a I Oficina de Elaboração de Roteiros Turísticos-Literários. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 25 de agosto. Serão quatro encontros a partir de 8 de setembro, sempre às quintas-feiras, às 14 horas. São 30 vagas disponíveis, com entrega de certificados de participação. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3361-4656 ou pelo endereço eletrônico pmcsectur@gmail.com.

Voltada para agências, profissionais e gestores da área, a oficina terá como um dos principais temas a obra do escritor Afonso Schmidt, autor do poema “Cubatão” e do romance “Zanzalá”, símbolos da cidade, além de outros autores cujas obras tenham Cubatão por tema ou cenário, propiciando aos próprios profissionais da área explorar a matéria-prima literária para formação de seus próprios roteiros literários ou para a inclusão desses atrativos em seus roteiros usuais.

A condução dos encontros será feita pelo servidor público e mestre em História Social Alessandro Atanes, que realiza pesquisas sobre as relações entre História e Literatura. Além de Schmidt, a oficina tratará da passagem do prêmio Nobel de Literatura Rudyard Kipling por Cubatão em 1927 e seus escritos sobre sua visita à Usina Henry Borden e a passagem do intelectual Henry Lévi-Strauss pela Mata Atlântica, além de apresentar a obra de autores contemporâneos da cidade como Marcelo Ariel, Natanael Gomes de Alencar e Cícero Gilmar Lopes.

Livro artesanal

Após os encontros, o material produzido (sugestões de roteiros, reflexões sobre Turismo Cultural e Literário etc.) será editado em forma de um livro artesanal, feito pelos próprios participantes da oficina, e que será distribuído em agências e instituições de promoção do Turismo. O material terá também uma versão digital que ficará disponível para cópia.

*Alessandro Atanes

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário