Raul Christiano assume direção das Oficinas Culturais do Estado de SP

O ex-secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano, é o novo diretor das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. A informação foi dada pelo próprio diretor nesta terça-feira, dia 4 de agosto: “Terei a responsabilidade de gerir o funcionamento das 15 unidades, utilizando minha experiência como diretor de Articulação com Municípios do Ministério da Educação e a minha passagem mais recente como secretário”.

No dia 31 de julho, ele já tinha confirmado ao blog “que houve uma sondagem para participar da entidade gestora”, mas não informou a oficialização de seu nome por meio do convite de Clóvis Carvalho, diretor executivo da organização social Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, gestor do programa.

As Oficinas Culturais é uma rede da Secretaria da Cultura do Estado que tem como objetivo a formação e a vivência da população no campo das artes. Assim, realiza atividades gratuitas de formação e difusão em artes plásticas, audiovisual, circo, performance, HQ, dança, fotografia, literatura, música, teatro e gestão cultural, em programações trimestrais atendendo cerca de 400 municípios.

Também se englobam à rede de Oficinas Culturais o Programa de Qualificação em Artes, composto pelo Projeto Ademar Guerra e Projeto de Qualificação em dança, que tem com ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital.

No último semestre, vários grupos artísticos e veículos da imprensa discutiram sobre a redução no orçamento do programa estadual, que causou consecutivamente com o fechamento oficial de cinco sedes das Oficinas Culturais – quatro instaladas em prédios alugados. O corte recente também reduziu parte dos funcionários do programa e de suas atividades, sendo provavelmente esta equalização de verbas e qualidade do projeto o primeiro desafio do novo gestor.

*Lincoln Spada

 

Autor: Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

2 comentários em “Raul Christiano assume direção das Oficinas Culturais do Estado de SP”

  1. Ei, o que é isso??? esse sr entende de oficina cultural, depois que acabou com a cultura em Santos?! pelo amor da cultura, NÃO!!!

  2. Raul é homem culto e batalhador das artes , um verdadeiro cavaleiro sem armadura , um Dom Quixote das artes com certeza com as ferramentas adequadas fará um excelente serviço a formação cultural do estado.

Deixe um comentário