Clube Leia Mulheres debate ‘Os Contos de Beedle, o Bardo’ no dia 29 em Santos

Por Jam Pawlak

No próximo dia 29 de outubro (sábado), às 15h, acontecerá o encontro do Clube de Leitura ‘Leia Mulheres’ em Santos, com a mediação de Jam Pawlak e Julia Mikita na Oficina Cultural Pagu (Cadeia Velha, Praça dos Andradas). Em debate, estará o livro “Os Contos de Beedle, o Bardo” de J.K. Rowling. Os contos nos conduzem ao mundo dos bruxos, ao universo de Harry Potter.

Segundo J. K. Rowling, o que a levou a publicar essa coletânea de histórias, foi uma “nova tradução dos contos feita por Hermione Granger”, a amiga inteligente de Harry Potter. O livro conta co cinco “histórias populares para jovens bruxos e bruxas”, mas que, com as notas explicativas da autora, podem ser perfeitamente lidas pelos “trouxas”, como J. K. Rowling se refere às pessoas sem poderes mágicos, como nós.

Beedle nos leva ao mundo dos bruxos, nas asas dos nossos próprios contos de fada, do lado de cá do mundo dos “trouxas”, com algo em comum, entre os dois mundos, ambos agradaram imensamente às crianças, principalmente quando eram narrados pelos pais antes de dormir. Nas palavras da autora, J.K. Rowling, encontramos uma explicação para a semelhança entre “os contos de Beedle e os contos de fada” – ““a virtude é normalmente premiada e o vício castigado”.

Nos contos de Beedle, no entanto, a magia não é tão poderosa quanto se pensa: seus personagens, apesar de serem dotados de poderes mágicos, não conseguem resolver seus problemas somente com magia. As histórias mostram, desse modo, que ao contrário do que se pensa, a mágica pode tanto resolver quanto causar problemas ou pode simplesmente não ter efeito nenhum. As heroínas de Beedle são bem diferentes daquelas dos contos de fada que nos são familiares; elas não vivem esperando a chegada de um príncipe que as venham salvar, elas enfrentam o próprio destino.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s